quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Chuva de Prata irá invadir o céu da sexta-feira 13 !

Saiba como ver melhor a chuva de meteoros Perseidas, um fenômeno espetacular.

Embora seja um fenômeno melhor observável no Hemisfério Norte, a chuva de meteoros Perseidas também pode ser vista no Brasil. Mas, como a constelação de Perseu estará muito baixa no horizonte na direção norte-nordeste, alguns cuidados especiais devem ser tomados, aconselha Leandro Guedes, astrônomo da Fundação Planetário, no Rio. Segundo ele, a melhor hora para ver a chuva será entre 1h desta sexta-feira, quando a constelação que dá nome a ela começa a surgir no céu, e 3h, pouco após seu auge, que deve ficar entre 60 e 100 "estrelas cadentes" por hora.

Foto Divulgação

Detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle são os responsáveis pela chuva de meteoros Perseidas - os meteoros são provenientes da direção da constelação de Perseus. Os observadores poderão ver de 60 a 100 "estrelas cadentes" durante o pico. Os meteoros entram na atmosfera da Terra a cerca de 216 mil quilômetros por hora.

Diferentemente de outros fenômenos astronômicos, para observar meteoros não é preciso equipamentos especiais. Na verdade, é melhor vê-los a olho nu. Mas o céu não pode estar nublado. Até em cidades com poluição luminosa intensa, como São Paulo, será possível admirar um pouco da chuva.

No Twitter

Além disso, quem tem uma conta no Twitter que pode colaborar com a ciência. Basta postar na rede usando a hashtag #Meteorwatch para que as observações sejam exibidas em um mapa online de meteoros. A ideia faz parte de uma parceria da Sociedade Astronômica Real e da Associação Astronômica Britânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.

Uma Fé Extraordinária - John Harper

                                                              John Harper, a esposa e filha - Google Fotos. No livro “The Titanic's Last...