Pitaia (pitaya em PE), ou, ainda, saborosa, é o nome dado ao fruto de várias espécies de cactos epífitos, sobretudo do género Hylocereus mas tambémSelenicereus, nativas do México e América do Sul e também cultivadas no Vietnã,Malásia, Israel e China . O termo pitaia significa fruta escamosa, também sendo chamada de fruta-dragão em algumas línguas, como o inglês. Como a planta só floresce pela noite (com grandes flores brancas) são também chamadas de Flor-da-Lua ou Dama da Noite.
Pode ser cultivada de 0 até 1.800 metros acima do nível do mar, desde que as temperaturas sejam em média de 18 a 26°C, com chuvas de 1.200 a 1.500 mm/ano, mas se adapta também a climas mais secos.
Existem três variedades, todas com a pele folhosa:
Hylocereus undatus, branca por dentro com pele rosaHylocereus polyrhizus, vermelha por dentro com pele rosa
Selenicereus megalanthus, branca por dentro com pele amarela
A fruta pode pesar entre 150-600 gramas e seu interior, que é ingerido cru, é doce e tem baixo nível de calorias. Da fruta se faz suco ou vinho; as flores podem ser ingeridas ou usadas para fazer chá. As sementes se assemelham às do gergelim e se encontram dispersas no fruto cárneo.
Crê-se que a variedade de interior vermelho é rica em antioxidantes
Mais: Segundo comenta-se por aí, acredita-se que as sementes tenham efeitos laxante, além do fruto, que tem efeito em gastrites, o talo e as flores são usados para problemas renais. Além de todos esses benefícios para a saúde, ela ainda ajuda na silhueta, pois ativa o metabolismo e inibe a vontade de comer açúcar.
Uma fruta dessas você encontra no Hort-Fruit a 7 reais a unidade. Ela também pode ser encontra a kilo, mais ou menos 39 reais. Você encontra a amarela a 90 reais o kilo. Vale a pena!!
Receitas:
Salada verde com pitaya.
Ingredientes
1/2 maço de agrião
1/2 maço de rúcula
1 pé de alface americana
1/2 abacate picado
1/2 cebola picada
1 pitaya vermelha picada
Pro tempero:
limão
azeite
sal
mostarda
Preparo
Em uma bandeja comece colocando o alface, depois a rúcula, o agrião, a cebola., a pitaya e o abacate. Em uma tijela misture o azeite e a mostarda. Acrescente o sal, o limão e espalhe sobre a salada. Aí...é só misturar levemente e a salada estará pronta, bem colorida, saudável e refrescante.
fontes:
Wikipédia
Fotos Google
Receitas Revista Básica matéria da Lu Freitas