sábado, 18 de outubro de 2014

MEU VOTO SERÁ NULO.


Costumo respeitar as diferenças, e até acho que o bonito da vida está nas diferenças. Meus melhores amigos são exatamente os que pensam muito diferente de mim. Também é claro tem gente que me odeia porque não escondo o que penso e costumo verbalizar sempre minha opinião. Prefiro a verdade, mesmo que seja dura e cruel. Não quero ofender os eleitores da presidenta Dilma Rousseff, e muito menos os eleitores de Aécio Neves, porém preciso dar minha opinião antes que tentem me "catequizar" com propostas de ambos os lados. Uso o verbo catequizar por designar a ação de alguém que tenta convencer o outro pela emoção, ao invés, da razão.

Meu voto será nulo, no meu entender, é o que resta a alguém que não vê nada de bom e verdadeiro nesse pleito. Recuso-me a votar no menos pior, até porque esses dois candidatos não valem passam-me a menor confiança, são iguais.Chegam ao cúmulo de apelar para um voto moral, como se um dos lados estivesse cheio de bandidos. Fato é de que, considerando as evidências, os dois lados estão cheios de bandidos. Há quem diga que as manifestações de junho de 2013 e contra a Copa não levaram a nada. Levaram sim: à conclusão de que quem está disputando o poder não tem moral nenhuma a alegar. Só apego ao poder em si, e a disposição de adotar de quaisquer meios para mantê-lo ou tomá-lo.

Meus amados amigos de ambos os lados, eleitores de Dilma. Não pensem que não percebo que há uma ética especifica em votar em Dilma: a de acreditar que, mesmo com todas as mazelas, o governo do PT tem programas que tendem à justiça social. Assim como, mesmo sem acreditar no programa de Aécio, há a ética de acreditar que a prioridade é arrancar o PT do poder, antes que o aparelhamento de estado chegue a níveis ainda mais catastróficos, e irreversíveis. Sim! Reconheço tudo isso, mas mesmo assim não vejo que devo escolher um lado. Espero que os institutos de pesquisa consigam fazer uma leitura apurada e entenda o que os mais 10% de votos nulos nesse pleito quer dizer. Vlw!! Não fiquem com raiva de mim!!

ESCLARECIMENTO:

VOTO EM BRANCO.
O voto em branco, embora muitas pessoas pensem que a pessoa não votou em candidato nenhum, na verdade significa que a pessoa abdicou seu direito de votar. Outras pessoas veem o voto em branco como forma de contestação, mas na verdade é um conformismo, também significa “tanto faz” e são acrescentados os votos para os candidatos com maior votação no último turno. Por exemplo, se existem dois candidatos X e Y e X termina o primeiro turno com 52% dos votos e o candidato Y com 35% dos votos, 10% dos votos foram em branco e 3% nulo, isso significa que 3% dos eleitores não querem que o candidato X e nem Y no poder e o que vencer estará bom. Então, desta forma o candidato X tem 62% de aceitação do eleitorado.

VOTO NULO:
Agora para quem deseja fazer um protesto na hora da eleição 2014, a forma mais certa de fazer isso é o votando nulo, significa que o eleitor não está satisfeito com a proposta de nenhum candidato e se recusa a votar em um ou outro candidato. Esse tipo de voto é mais efetivo para quem quer exercer sua democracia, pois este permite que o eleitor manifeste a sua insatisfação e é uma forma válida de manifestar sua insatisfação.
Ninguém fala em como votar nulo nas instruções, somente como votar em branco. Por que será que isso não é feito? Para fazer isso, é necessário digitar um numero inexistente de candidato e na sequência aperta-se em confirmar (o botão verde da urna). Quando o eleitor coloca o voto em branco o sistema da urna informa que “você está votando em branco” e então o eleito confirma ou corrige, mas quando o eleitor coloca um número existente, o sistema da urna responde de forma negativa e o sistema responde ”número incorreto, corrija seu voto”, isto muitas vezes faz o eleitor se desencorajar ao nulo, mas este é um direito de democracia que os eleitores têm. Este voto é o único válido que pode inclusive anular uma eleição inteira, pois se nenhum candidato conseguir a maioria dos votos (mais de 50%) no último turno, as eleições têm que ser cancelada, por isso não se fala em voto nulo, somente em branco. Por isso, se está descontente? Vote nulo nas eleições 2014, pois este é seu direito. Mas o melhor a se fazer é pesquisar os candidatos e tentar escolher o melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.

Uma Fé Extraordinária - John Harper

                                                              John Harper, a esposa e filha - Google Fotos. No livro “The Titanic's Last...