quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Síndrome de Asperger - o que é isso?


Síndrome de Asperger é um transtorno do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo. A validade do diagnóstico de SA como condição distinta do autismo é incerta, tendo sido removida do "Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais" (DSM), sendo confundida com o autismo.

A SA é mais comum no sexo masculino.Quando adultos, muitos podem viver de forma comum, como qualquer outra pessoa, entretanto, além de suas qualidades, sempre enfrentarão certas dificuldades peculiares à sua condição. Há indivíduos com Asperger que se tornaram professores universitários (como Vernon Smith, Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel de 2002).

Um dos primeiros usos do termo "síndrome de Asperger" foi por Lorna Wing em 1981 num jornal médico, que pretendia desta forma homenagear Hans Asperger, um psiquiatra e pediatra austríaco cujo trabalho não foi reconhecido internacionalmente até a década de 1990. A síndrome foi reconhecida pela primeira vez no DSM, na sua quarta edição, em 1994 (DSM-IV).

Algumas características dos Aspergers são: dificuldade de interação social, dificuldades em processar e expressar emoções (este problema leva a que as outras pessoas se afastem por pensarem que o indivíduo não sente empatia), interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças em sua rotina, pessoas desconhecidas, ou que não vêem há muito tempo, comportamentos estereotipados. No entanto, isso pode ser conciliado com desenvolvimento cognitivo normal ou alto.

Alguns estudiosos afirmam que grandes personalidades da História possuíam fortes traços da síndrome de Asperger, como os físicos Isaac Newton e Albert Einstein , John Kimble e Wittgenstein, o naturalista Charles Darwin, o pintor renascentista Michelangelo, os cineastas Stanley Kubrick, Andy Warhol e Tim Burton, o cantor britânico Gary Numan, Craig Nichols, vocalista da banda australiana The Vines, enxadrista Bobby Fischer.

Em 18 de fevereiro celebra-se o Dia Internacional da Síndrome de Asperger, data do nascimento de Hans Asperger, que deu nome à síndrome.

O mais famoso contemporâneo a desenvolver a síndrome... Leonel Messi, famoso jogador de futebol Argentino. Craque, superdotado, menino prodígio e... autista. Diagnosticado aos 8 anos de idade como portador da Síndrome de Asperger, também conhecida como “fábrica de gênios”. Messi é a prova viva de que a doença, uma forma branda de autismo, não impede ninguém de brilhar e, no caso do argentino, ser eleito o melhor jogador do mundo quatro vezes seguidas.

Embora o diagnóstico do autismo de Messi, que na infância também sofreu de nanismo e foi tratado no Barcelona, tenha sido pouco divulgado para protegê-lo de qualquer discriminação, seus inúmeros fãs não devem se assustar. A Síndrome de Asperger, diferentemente do autismo clássico, não acarreta em nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo — a doença afeta geralmente pessoas do sexo masculino com dificuldades de socialização, gestos repetitivos e estranhos interesses.

A fixação de Messi pela bola explicaria um pouco sobre o assunto. Apesar de seu talento inegável, o comportamento do camisa 10 argentino dentro de campo é revelador sobre o aspecto de sua doença. “Autistas estão sempre procurando adotar um padrão e repeti-lo exaustivamente. Messi sempre faz os mesmos movimentos, quase sempre cai pela direita, dribla da mesma forma e frequentemente faz aquele gol de cavadinha, típico dele”, afirma Nilton Vitulli, no site Poucas Palavras, do jornalista Roberto Amado.

Vitulli, que é pai de um portador da síndrome de Asperger e membro da ONG Autismo e Realidade e da rede social Cidadão Saúde (reúne pais e familiares de ‘aspergianos’), acrescenta que como a maioria dos autistas tem memória descomunal, Messi provavelmente conhece muito bem todos os movimentos que precisa executar na hora de balançar a rede.

“É como se ele previsse os movimentos do goleiro. Ele apenas repete um padrão conhecido. Quando entra na área, já sabe que vai fazer o gol. E comemora, com aquela sorriso típico de autista, de quem cumpriu sua missão e está aliviado”, diz Nilton, que enaltece a qualidade do chute de Messi, a sua habilidade com a bola grudada no pé, mesmo em alta velocidade, mas ressalta se tratar “apenas” de padrões de repetição comuns aos portadores da Síndrome de Asperger. Mesmo no caso do gênio Messi.

Personalidade pouco sociável fora de campo Messi sofre com os sintomas da Síndrome de Asperger. Principalmente fora de campo — a dificuldade de interação social é o maior adversário. É o que garante Giselle Zambiazzi, presidente da Associação de Pais, Amigos e Profissionais dos Autistas de Santa Catarina.

“O gestual, o olhar e o comportamento do Messi são típicos. Na premiação da Bola de Ouro ele ficou incomodado, pois não sabe lidar com o bombardeio de informações do mundo externo”, diz.

Ela leu a biografia de Messi e detectou traços marcantes da doença. “Na infância ele só saía de casa com uma bola de futebol. Mesmo que fosse ao médico”, diz Giselle, que espera que o craque não seja discriminado: “Acham que o autista é um débil mental. Não é isso. Messi é um exemplo de superação”.

Fonte: Wikipédia.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

18 anos de Casamento - Bodas de Turquesa.

Turquesa.
"Essa cor é a combinação do azul e do verde, é considerado o raio mais importante por algumas pessoas, pois faz a ligação direta do corpo físico e emocional com o corpo espiritual. A união dessas duas cores traz para nossa vida paz, harmonia e equilíbrio. É uma cor calmante e relaxante para todo o sistema nervoso, acalma a mente e ajuda na verbalização do pensamento.

Deve ser aplicado na glândula timo e no coração. É indicado em infecções, pois o verde que o compõe é a cor ideal para esses casos. Melhora o sistema imunológico, pois acelera o funcionamento do timo que é a glândula que comanda esse sistema (linfático). Assim, é uma cor que auxilia o tratamento em casos de AIDS, prolongando a vida do paciente com qualidade." (Blog: SOMOS TODOS UM)

Como escolher a esposa ideal? Não sei, pois eu que fui escolhido.Só orei muito a Deus. Nós éramos muito diferentes. O amor e a honestidade permeou nossos caminhos, e a fé em Deus e a confiança um no outro foi fundamental. Ainda hoje quando nos beijamos ou quando nos abraçamos parece que foi ontem.

Outro dia vi no Youtube um vídeo, uma canção em que o autor tentava entender como duas pessoas diferentes se encontravam... Uma canção bela, de muita inspiração.Pois bem, se tenho algo a dizer, vou deixar essa canção falar. Ela diz o que queria dizer à Luciana nessa data tão especial pra nós.



Quando Deus Criou Você - Leonardo Gonçalves e Tatiana Costa


Temos mais do que podíamos imaginar. Filhos saudáveis, saúde em nossos corpos e a certeza de ter acertado nas escolhas que fizemos, a cumplicidade. Basta olhar pra trás e ver onde estávamos a 18 anos e onde estamos agora! A fé que nos conserva e a certeza de Deus, que não nos larga e provê todas nossas grandes necessidades. Sempre que precisamos ou não precisamos Ele está ali! Só pedimos força para poder compartilhar essa benção com o maior número de pessoas possíveis ao nosso redor.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Como ler a Bíblia.



           Como fazer qualquer coisa


A Bíblia é considerada por muitos como o maior e mais importante livro já escrito. No entanto, muitas pessoas acham que é difícil entendê-la. Aqui estão algumas sugestões para ajudá-lo a começar a ler a Bíblia.


1. Decida o seu propósito. Há uma variedade de razões pelas quais você pode querer ler a Bíblia. Pode ser que você seja cristão, mas nunca leu a Bíblia, ou não leu a Bíblia inteira. Pode ser que você não seja cristão, mas gostaria de ler o texto, de modo a compreendê-lo e ser mais capaz de discutir o assunto com seus colegas. Você pode querer ler a Bíblia para fins acadêmicos, como para ganhar uma compreensão da história antiga do Oriente. Você deve decidir por que você quer ler a Bíblia antes de começar, assim você vai descobrir a abordagem correta a ser tomada em relação ao texto.

2. Decida o quanto você vai ler. Você gostaria de ler o texto inteiro ou você está interessado apenas em livros específicos? Você quer ler o Antigo Testamento (o texto original hebraico sobre o qual as crenças da religião são baseadas) ou apenas o Novo Testamento (a parte do texto que trata da vida de Jesus Cristo)? Decida quanto do texto que você deseja ler e em que ordem você vai lê-lo, de modo que você esteja melhor preparado.

3.Leia um pouco a cada dia. A consistência é importante.

4.Decida qual a tradução certa para você. Depois de ter decidido por que você está lendo a Bíblia, você vai ter que decidir qual tradução é melhor para você. Existem várias e há uma grande diferença entre cada uma das versões.
  • Se você está lendo por motivos religiosos, você pode desejar ler a tradução comum a sua denominação e, posteriormente, tentar outra tradução para comparar as duas. Saber no que outras denominações acreditam irá lhe dar uma melhor compreensão da sua própria versão e levará a um pensamento mais crítico sobre suas crenças.
  • Se você está lendo para obter uma compreensão do cristianismo como alguém de fora, pode ser uma boa ideia ler várias traduções diferentes. Isto lhe dará uma ideia melhor da diferença entre as denominações, bem como uma apreciação de como o texto foi alterado ao longo do tempo.
  • Se você está lendo para estudar a história da região, você deve ler as traduções que são mais diretas ou o texto original, se você possuir um conhecimento de leitura das linguagens apropriadas.
5. Obtenha um guia. A linguagem da Bíblia pode ser muito complexa, uma vez que é muito antiga, e muito do contexto cultural está faltando. É importante entender o que os autores originais queriam dizer, bem como a história do tempo em que viviam e como isso os afetou. Compre um guia que irá ajudá-lo a ler nas entrelinhas e entender melhor o texto que você está lendo.

6.Obtenha suprimentos. Pode ser sábio tomar notas enquanto você lê. O texto é longo, dependendo de quais os livros que você escolheu para ler, e você pode facilmente esquecer os detalhes. Tenha papel e um bloco de notas disponíveis para escrever passagens significativas, notas, cronogramas, árvores genealógicas, as pessoas significativas, e quaisquer perguntas que você tenha para que você possa pesquisar as respostas mais tarde.

7. Obtenha uma bíblia! Você vai precisar de uma cópia ou várias cópias, de acordo com os livros e as traduções que você escolheu para ler. Estes podem ser facilmente adquiridos ou comprados em igrejas locais, livrarias, livrarias cristãs ou online. Você também pode usar uma tradução livre online, se você não precisar de uma cópia física. Se você comprou um guia para a bíblia, pode ser que o guia já contenha alguns ou todo o texto no qual você está interessado. Investigue para garantir que você não arranje mais do que precisa.

CONSELHO GERAL.

1.Esteja aberto. Leia o texto com uma mente aberta. Ele pode apresentar informações de que você não sabia anteriormente e pode desafiar seus preconceitos da religião e história. Você vai ganhar muito mais com a experiência da leitura se você tiver uma mente aberta e estiver disposto a assimilar essa nova informação. Lembre-se de que pessoas diferentes têm opiniões diferentes e não há problemas nisso. Estamos só ganhando com a troca de ideias e filosofias.

2.Tenha um cronograma. Como o texto pode ser longo e complicado, pode ser mais fácil reservar um horário específico para ajudá-lo a ler. Isso também irá ajudá-lo a processar a informação, se você não estiver fazendo uma leitura dinâmica. Planeje passar várias semanas com o texto, apreciando a informação durante um longo período de tempo, isso irá ajudá-lo a processar e reter melhor o conteúdo.
  • Você deve determinar uma programação que funcione melhor para você. Se os seus dias tendem a ser ocupados, pode ser sábio separar uma ou duas horas antes de ir para a cama todas as noites, a fim de ler a Bíblia. Você pode ter um estudo melhor durante seu horário de almoço, se suas noites forem muito ocupadas. Se é particularmente difícil encontrar tempo durante o dia, separe um tempo maior uma vez por semana (por exemplo, um domingo), isso pode ser mais fácil de controlar. Além disso, tente encontrar um tempo durante o dia para ler e garanta que esse tempo seja o melhor momento para você. Se você estiver muito cansado à noite, vai ser difícil focar no material e, em vez disso, você pode querer tentar ler de manhã.
3. Pense criticamente. Analise o texto conforme você o lê. Questionar o que você sabe do texto e o que você acredita de sua filosofia lhe tornará mais inteligente em suas crenças e também irá ajudá-lo a se sentir mais confiante em sua compreensão do texto. Pensar criticamente sobre o texto também vai ajudá-lo a aprender mais do que aquilo que está simplesmente escrito nas página.
  • Pense sobre como os ensinamentos e eventos na bíblia fazem você se sentir. Será que eles combinam com o que você sabe sobre o mundo? Será que eles se alinham com suas crenças pessoais de certo e errado? Você pode descobrir que possui crenças diferentes do que pensava ter anteriormente, sejam elas mais concordantes ou discordantes com o texto.
  • Pense em como a cultura naquela época se compara com a sua. Milhares de anos se passaram desde o tempo do Novo e Velho Testamento. O mundo é um lugar muito diferente e as pessoas têm valores muito diferentes do que elas tinham naquela época. Pensar criticamente sobre o texto nos permite compreender que, embora o Antigo Testamento possa pregar o apedrejamento de certos pecadores, isso não é mais considerado uma prática correta e nem concorda com as crenças gerais do cristianismo. Pense sobre a história da região e como esta formou as práticas daquela sociedade, e compare isso com como o nosso ambiente afeta nossas práticas culturais e a nós mesmos.
  • Procure metáforas, alegorias, e artifícios literários. Nem toda a Bíblia é para ser tomada literalmente. Só porque os cristãos são chamados de ovelhas, não devemos supor que eles, por sua vez, podem dar ótimos suéteres. Só porque Jesus se refere a si mesmo como "a videira" não significa que ele pensou que uvas cresceram de seus dedos. Pense sobre o texto que você lê e procure passagens em que o autor quer dizer mais do que aquilo que está simplesmente escrito na página.
  • Compare o tom e o conteúdo dos diferentes livros da Bíblia. O Antigo Testamento é muito diferente do Novo Testamento. O que podemos aprender com isso? Procure por mudanças em valores e crenças e pense sobre o que essas mudanças significam. Pense em como as mudanças podem ter afetado a história da religião e como você se sente pessoalmente sobre as mudanças.

4.Pesquise as coisas. Se você não entender alguma coisa, procure! O texto é muito complicado e antigo. Ele pode usar um vocabulário que você desconhece ou pode fazer referência a coisas que você não conhece ou entende. Não tenha medo de procurar essas coisas online, em livros comprados ou emprestados de uma biblioteca local, nem de consultar um padre local a fim de obter uma explicação.

5.Faça um curso ou consulte especialistas. Se você quiser obter uma melhor compreensão do texto, você pode ter uma aula ou consultar especialistas. As aulas serão oferecidas em igrejas e universidades locais. Você pode consultar os sacerdotes locais ou professores de religião em sua faculdade local, para ganhar uma melhor compreensão do texto, bem como um contexto vital.


LEITURA DE ESTUDOS

1.Estude a história. Leia sobre a história da região e o período de tempo antes de ler o texto. Isso lhe dará um contexto importante para os eventos, pessoas e ideias nos livros da Bíblia. Procure livros sobre a história do Oriente antigo, a história da antiga Israel, história bíblica, a história do cristianismo, a história do judaísmo, assim como livros sobre a história da própria igreja, a fim de ganhar uma compreensão de como o texto tem sido traduzido e alterado.
Não se esqueça de que as pessoas podem estar erradas. Não é muito difícil publicar um livro e as pessoas podem dizer o que quiserem. Procure por pesquisas que estejam bem documentadas para ter certeza de que você tem as informações mais precisas. Textos revisados aos pares são melhores.

2.Prepare perguntas. Pense no que você está querendo entender sobre o texto e sobre o que tem curiosidade de saber. Há buracos em seu conhecimento ou temas que você acha particularmente confuso? Observe esses pontos para que você se lembre pelo de procurar enquanto você lê. Você pode marcar todas as respostas que você encontrar em seu bloco de notas. As dúvidas que permanecerem podem ser encaminhadas a um padre local ou professor de religião.

3.Leia em ordem cronológica. Leia os livros na ordem em que foram escritos, já que isso vai lhe dar uma melhor compreensão de como as idéias mudaram ao longo do tempo. Você também pode lê-los na ordem em que eles são apresentados, mas as mudanças são mais fáceis de ver quando a leitura é feita em ordem cronológica.

4.Tome notas extensas. Tome notas de tudo que você ler. Há uma grande quantidade de material e pode ser difícil acompanhá-lo. A fim de assegurar que você está entendendo o texto e de impedi-lo de misturar as ideias e as pessoas ou as configurações, tome notas. Elas também serão úteis se você estiver pensando em discutir o seu estudo com outros ou escrever um trabalho acadêmico.

5.Leia uma pesquisa de apoio. Leia pesquisas de apoio de estudiosos, de preferência a partir de fontes confiáveis, como revistas acadêmicas, pois isso vai lhe dar contexto e uma compreensão mais completa da história e do contexto. Grande parte da Bíblia é contestada academicamente. Livros inteiros são por vezes excluídos e muitos argumentos existem para traduções apropriadas de passagens específicas e seções inteiras. Você pode ganhar uma grande dose de compreensão da religião e da própria bíblia ao aprender sobre o que é considerado canônico e o que não é.

LEITURA PARA RELIGIÃO.

1.Ore. Ore antes de ler. Peça a Deus para abrir seu coração e sua mente para o texto e levá-lo para o caminho correto. Peça a Deus para revelar as respostas para todas as perguntas e dúvidas em sua mente, bem como revelar a verdade sobre quaisquer mal-entendidos que possam existir. Isso vai colocá-lo na mentalidade correta para absorver os benefícios espirituais da leitura da Bíblia.

2.Consulte o seu sacerdote. Consulte o seu padre ou pastor pessoal, ou um local, se você não pertence a uma congregação particular. Faça quaisquer perguntas que você tenha em relação ao texto e peça sugestões a respeito dos métodos de leitura, bem como particularmente de livros ou passagens importantes. Você pode até mesmo ser capaz de programar o tempo para ler algumas seções em conjunto, a fim de obter os maiores benefícios a partir do texto.
  • Se você tiver dúvidas ou áreas em que sua fé esteja enfraquecida, seu padre ou pastor pode ser capaz de levá-lo a passagens que abordam essas questões. Discuta suas preocupações.
  • Se você tem dificuldade de discutir sua fé com os não-cristãos, o sacerdote pode ser capaz de sugerir passagens que lidam com temas contestados.

3.Prepare perguntas. Anote todas as perguntas que você tem, assim como qualquer outra que você tenha feito a seu padre ou pastor. Isso irá permitir que você faça anotações sobre suas próprias impressões das coisas sobre as quais discutiu com o padre/pastor, bem como das respostas que encontrou por conta própria. Isso também irá ajudar você a não esquecer o que você queria saber, assim que você voltar a ler o texto novamente.

4.Leia trechos aleatórios. Embora você aproveite ao máximo a leitura de todo o texto, pode ser benéfico ler trechos aleatórios. Ore e abra o texto de forma aleatória, para que Deus possa levá-lo na direção certa. Isso pode levar a respostas das quais você não sabia que precisava ou levá-lo a abrir sua mente para novas ideias.
  • Você pode querer discutir posteriormente com o padre/pastor sobre como você se sente sobre as passagens para as quais você foi conduzido. Ele pode ter um discernimento quanto ao significado da passagem, bem como o significado para a sua vida.

AVISO IMPORTANTE.
  • Para tirar o máximo proveito da Bíblia, tome cuidado para não escolher certos versículos e negligenciar outros. Tente ler a Bíblia inteira, do começo ao fim. Dessa forma, você vai ganhar uma melhor compreensão do contexto bíblico e do que a Bíblia realmente ensina como um todo.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

A águia e a galinha. - Leonardo Boff.

"A presente obra divide-se em sete capítulos, onde conta à história de uma águia criada como uma galinha. Essa história é compreendida como uma metáfora da condição humana. Cada um poderá lê-la e interpretá-la conforme o chão que os seus pés pisam. Essa obra sugere caminhos, mostra uma direção e projeta um sonho promissor.
O autor Leonardo Boff, em 1938, formou-se em Teologia e Filosofia no Brasil e na Alemanha. Durante mais de vinte anos foi professor de Teologia Sistemática no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis. Por vários anos esteve à frente do editorial religioso da Editora Vozes. Junto com outros ajudou a formular a Teologia da Libertação, que por causa desta teve conflitos com a Igreja Católica, sendo proibido de dar aulas por um determinado período e a fazer um ano de silêncio. Mais tarde foi professor de Ética e Filosofia da Religião na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É autor de mais de sessenta livros ligados à teologia, à filosofia, à espiritualidade e à ecologia, em sua grande maioria publicados pela Editora Vozes. É membro da Comissão da Carta da Terra. Em 2002, em razão de seu compromisso com o direito dos pobres, ganhou o prêmio Nobel alternativo para a paz.

Ao ler a obra você vai se confrontar com duas dimensões fundamentais da existência humana: a dimensão do enraizamento, do cotidiano, do limitado, que seria o símbolo da galinha e a dimensão da abertura, do desejo, do ilimitado, o qual seja o símbolo da águia. A partir disso o autor nos questiona em como equilibrar essas duas dimensões. E como impedir que a cultura da homogeneização afogue a águia dentro de nós e nos impeça de voar."[...] Do Blog: Conteudo Escola.

Baseado nesse livro o japa Seiiti Arata, um Coaching‎ de mão cheia traz está fábula para o ambiente corporativo. Veja vídeo:

GALINHA:
Não voam; É caça; Olhos laterais; É alimento; Come restos; Domesticável; Medrosa; Se sujeita a ficar presa; Faz seu ninho ao nível do chão; Várias espécies; Só enxerga durante o dia; Ninho – pena e capim;
Aceita mais de um galo; Morre cabisbaixa.

ÁGUIA:
Voam alto, muito alto; É caçadora; Olhos frontais; É devoradora; Não se alimenta de nada em decomposição; Selvagem; Corajosa; Não aceita ficar presa; Constrói seu ninho nos penhascos;
Espécie rara; Vê durante o dia e durante a noite; Ninho – pena, capim e espinhos; Só aceita um macho durante toda a vida; Morre voando.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

8 livros infantis grátis.


A infância é o melhor momento para o indivíduo iniciar sua emancipação mediante a função liberatório da palavra. É entre os oito e treze anos de idade que as crianças revelam maior interesse pela leitura. O estudioso Richard Bamberger reforça a ideia de que é importante habituar a criança às palavras. “Se conseguirmos fazer com que a criança tenha sistematicamente uma experiência positiva com a linguagem, estaremos promovendo o seu desenvolvimento como ser humano.”
Inúmeros pesquisadores têm-se empenhado em mostrar aos pais e professores a importância de se incluir o livro no dia a dia da criança. Bamberger afirma que, comparada ao cinema, ao rádio e à televisão, a leitura tem vantagens únicas. Em vez de precisar escolher entre uma variedade limitada, posta à sua disposição por cortesia do patrocinador comercial, ou entre os filmes disponíveis no momento, o leitor pode escolher entre os melhores escritos do presente e do passado. Lê onde e quando mais lhe convém, no ritmo que mais lhe agrada, podendo retardar ou apressar a leitura; interrompê-la, reler ou parar para refletir, a seu bel-prazer. Lê o que, quando, onde e como bem entender.
Essa flexibilidade garante o interesse continuo pela leitura, tanto em relação à educação quanto ao entretenimento.
Veja 8 opção de livros grátis de literatura infantil.
  1. A borboleta azul
  2. As abelhas e as formigas
  3. No reino das letras felizes
  4. O galo Tião e a dinda Raposa
  5. O galo Tião e a vaca Malhada
  6. O mistério do anel de pérola
  7. O peixinho e o gato
  8. O ratinho Rói-Rói
Do blog CANAL DE ENSINO.

Poesia é isso...Simples.



POESIA

Gastei uma hora pensando um verso
que a pena não quer escrever.
No entanto ele está cá dentro
inquieto, vivo.
Ele está cá dentro
e não quer sair.
Mas a poesia deste momento
inunda minha vida inteira.

DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. “Alguma poesia”. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.

sábado, 20 de julho de 2013

Aprendendo a tomar decisões - Jogando Xadrez.

movimentobocalixo.wordpress.com
Segundo uma lenda muito popular sobre o xadrez, um rei quis recompensar seu inventor fazendo o que ele quisesse. O sábio “somente” pediu um grão de cereal pela a primeira casa do tabuleiro, o dobro pela seguinte e assim sucessivamente, até a última. Assim, o monarca comprovou que não havia cereal suficiente em seu reino para recompensar o criador do jogo.

Os benefícios para o intelecto do jogo de reis, bispos e peões não são tantos como os da lenda, mas sua quantidade aumenta  sem cessar, segundo as últimas pesquisas.

Um estudo pioneiro na Europa, em que participou um grupo de estudantes de centros escolares de Madrid (Espanha), revelou os benefícios do xadrez no tratamento de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) infantil.

Dirigido pelo psiquiatra Hilario Blasco, do Centro de Saúde Mental de Collado-Villalba e Luis Blasco, presidente do “clube Xadrez 64”, o projeto “Xeque Mate ao TDAH” detectou melhoras escolares e de comportamento das 44 crianças e adolescentes que participaram de um primeiro experimento piloto com o xadrez.

Segundo os responsáveis pelo projeto, os estudantes receberam durante três meses, uma hora por semana, aulas de xadrez acompanhadas de uma série de exercícios e orientações, adaptados a estas crianças, que tendem a ser mais inteligentes do que o normal, ainda que muitas vezes falham na escola e têm um risco elevado de realizar atividades perigosas.

Segundo o doutor Hilario Blasco, nenhuma das crianças deixou este “programa específico de xadrez, que produz melhorias no comportamento em casa,  nas notas da escola, sobretudo em Matemática, na sociabilidade e uma redução das consultas médicas”.


Do blog:piqueniquepertodecasa.blogspot.com
Bálsamo para a hiperatividade
Os pais dos participantes também notaram que seus filhos conseguem se concentrar mais e pensar mais tempo em seus deveres escolares sem ter nenhuma interrupção, segundo os autores, que explicaram que “as crianças que mais jogam xadrez parecem ser os que mais melhoram; há um efeito de resposta à dose”.

Eles acrescentam que o jogo de 64 casas mostrou múltiplos benefícios no desenvolvimento da capacidade intelectual e na inteligência emocional, e no rendimento escolar da maioria das crianças e jovens que o praticam, mas este estudo é pioneiro em explorar seus benefícios em um transtorno específico como o TDAH.

Segundo outro trabalho da Faculdade de Psicologia, da Universidade de La Laguna (Ilhas Canárias), a prática extraescolar continuada do xadrez melhora, nos estudantes de 6 a 16 anos, a capacidade  de captação (abstração) verbal,  atenção, resistência à distração, organização perceptiva, análise, síntese, coordenação visual-motora, rapidez, planejamento e previsão. 

Segundo seus professores, estes alunos estão mais satisfeitos com a escola e os professores se sentem mais satisfeitos consigo mesmos, os estudos agradam mais, têm uma maior confiança e segurança e são capazes de afrontar e resolver problemas.

 “Estes efeitos são devido ao fato de que este jogo exige avaliar alternativas e ativa diferentes habilidades intelectivas juntas para poder projetar a estratégia que leva à vitória, que deve ser revista de acordo com as respostas do adversário”, segundo explicam especialistas da Universidade das Ilhas Canárias. 

Na Armênia, onde o xadrez está muito enraizado na cultura e idiossincrasias nacionais, este esporte se converteu em um assunto nas escolas primárias porque as autoridades do país consideram que fomenta o desenvolvimento intelectual dos alunos e melhora suas habilidades de pensamento crítico.

Segundo o professor internacional de xadrez Malcolm Pein, diretor da organização britânica “Xadrez na escola e na comunidade” (CSC, por sua sigla em inglês), este jogo “não somente proporciona às crianças boas habilidades de pensamento e melhorar na concentração, na memória e no cálculo, mas também ensiná-los a assumir a responsabilidade por suas ações".


www.seed.se.gov.br
Tabuleiros nas aulas
Este famoso especialista em xadrez é um grande defensor do ensinamento do jogo nas escolas e recomendou recentemente às autoridades do Reino Unido que incluam uma aula semanal obrigatória na programação educativa para os alunos de seis e sete anos, uma idade em que “são mais capazes de entendê-lo”, segundo explicou. 

Para Pein, este jogo ensina “comportamentos e normas sociais, é uma atividade bastante tranquila e disciplinada e pode permitir que se tornem atletas de primeira categoria (no xadrez) aquelas crianças que pouco são notadas em salas de aula,  como podem ser os menores e ou os mais silenciosos”.
Assim mesmo, outros trabalhos realizados pelos pesquisadores universitários estadunidenses Robert Ferguson e Stuart Margulies, demonstraram os benéficos efeitos desta atividade tanto na criatividade, como na habilidade de leitura de aqueles estudantes que o praticam.

Por outro lado, de acordo com os estudos de Robert P. Freidland, publicados no “The New England Journal of Medicine”, e outras revistas científicas, os maiores de 70 anos que praticam atividades como o xadrez têm menos risco de sofrer de Alzheimer e outras demências senis e, em caso de desenvolvê-las, está em melhores condições para enfrentar essas doenças.

Segundo os pesquisadores americanos, praticar jogos como xadrez estimula áreas do cérebro que normalmente vão se atrofiando com a passagem dos anos.

Outro trabalho liderado pela doutora Caroline Demily, do Centro de Neurociência Cognitiva de Bron (França) mostra que os pacientes esquizofrênicos que jogam xadrez diariamente melhoram algumas de suas habilidades intelectuais, como a atenção, o planejamento e o raciocínio.

Do site: Yahoo noticias.






Uma Fé Extraordinária - John Harper

                                                              John Harper, a esposa e filha - Google Fotos. No livro “The Titanic's Last...