domingo, 21 de março de 2010

Jesus - Refrigerante.


Num sábado desses fomos à feira de São Cristovão, mais conhecida como "feiras dos paraíbas". Para quem não conhece é uma feira de tradições nordestinas. Luciana queria comer tapioca pronta, não encontramos! Essa feira fica num enorme pavilhão no bairro de São Cristovão, próximo ao centro da cidade, ao lado da Quinta da Boa Vista. Pois bem, jantamos num desses restaurantes tracionais nordestinos e quanto vou até o balcão pagar a conta, e vejam o que encontro: o Refrigerante Jesus (foto). Comprei e presentei minha cunhada, que certamente não conhecia. É caro! Não falarei o valor porque presente não se diz o preço. Isso também não quer dizer que mudarei minha opinião sobre refrigerantes,mas esse mereceu minha atenção.

Fui busca na Wikipédia algumas informações da bebida: Guaraná Jesus é um refrigerante refinado, cor rosa com sabor adocicado, lembrando vagamente cravo e canela, devido a estes serem dois de seus, segundo a lenda, 17 ingredientes. Muito popular no estado do Maranhão.


O Guaraná Jesus é um refrigerante que foi criado em 1920 pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes, em São Luís, Maranhão. O refrigerante foi criado acidentalmente quando Jesus tentou sintetizar o remédio que estava em voga no momento com uma máquina de gaseificação importada.


Os ingredientes são, até onde sabe-se, naturais. São extratos de guaraná, que contém cafeína, teofilina e teobromina, coletados em uma viagem que Jesus fez para a Amazônia.


Ironicamente, Jesus Gomes era ateu e, após agredir fisicamente um padre, foi excomungado pela Igreja Católica.


Por causa da popularidade na região, a Coca-Cola comprou a marca, tornando-o mais barato e seguiu a comercializá-la somente no estado do Maranhão, único lugar onde o guaraná é produzido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.

Uma Fé Extraordinária - John Harper

                                                              John Harper, a esposa e filha - Google Fotos. No livro “The Titanic's Last...