quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Era uma vez o Clube dos 13...




Do Globo on line

Fundado em julho de 1987, o Clube dos 13 foi criado para defender os interesses políticos e comerciais dos 13 principais clubes do Brasil, além de organizar um campeonato nacional rentável e disputado. Foi assim que surgiu naquele ano a Copa União, cujo título do Flamengo foi finalmente reconhecido nesta semana pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) .

O Clube dos 13 organizou o torneio de 87 porque a CBF, então presidida por Octávio Pinto Guimarães, vivia problemas financeiros e administrativos e não tinha condições de organizar o Brasileiro. Assim surgiu a Copa União, que reunia os fundadores do Clube dos 13 - Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Santos, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Internacional, Grêmio, Atlético-MG, Cruzeiro e Bahia, que representavam juntos, na época, 95% dos torcedores do país - e Santa Cruz, Goiás e Coritiba. A inclusão destes três clubes no torneio fora uma exigência da CBF. Não houve critério técnico para a escolha. Os três tinham bom desempenho em seus estados, mas a sua inclusão provocou a exclusão do Guarani e do América, respectivamente, vice-campeão e quarto colocado no Brasileiro de 1986.

O objetivo de reunir os clubes mais populares do país num torneio era diminuir os prejuízos obtidos nos jogos contra times menores, pois os clubes alegavam que quem pagaria a conta desses jogos seriam os grandes. A ideia deu certo e a competição se tornou a segunda maior da história em média de público, com 20.877 pagantes por jogo. Regras mudaram com campeonato em andamento.

Observando o sucesso do torneio, a CBF resolveu organizar, com a Copa União já em disputa, uma outra competição com 16 clubes e alterar o regulamento da Copa União, afirmando que o torneio entre os grandes clubes seria o Módulo Verde enquanto o que ela estava organizando, o Módulo Amarelo. E, ao fim, o campeão e o vice de cada módulo deveriam se enfrentar num quadrangular final de onde sairia o campeão nacional daquele ano e os dois representantes na Libertadores de 1988. Não houve acordo. Flamengo e Internacional, o vice-campeão da Copa União, se recusaram a enfrentar Sport e Guarani.

O clube pernambucano venceu a equipe paulista na decisão e acabou sendo declarado oficialmente campeão brasileiro daquele ano. O Sport foi considerado pela entidade o único campeão de 1987 por 24 anos até a decisão da CBF de segunda-feira.

Em 1988, a CBF voltou a organizar o Campeonato Brasileiro, mas manteve o nome Copa União. Já a organização criada pelos clubes se manteve até hoje sempre negociando os direitos de transmissão de campeonatos com emissoras de rádio e TV. Em 2000, o Clube dos 13 voltou a organizar o Brasileiro. Batizado de Copa João Havelange, o torneio reunia mais de 100 clubes divididos em quatro módulos (azul, amarelo, verde e branco). O Vasco acabaria como campeão depois de derrotar o São Caetano na decisão.

Ao longo dos anos, o clube dos 13 inchou e passou a ter 20 clubes com as entradas de Atlético-PR, Coritiba, Goiás, Guarani, Portuguesa, Sport e Vitória.

Foi um documento assinado pelo Sport reconhecendo o Flamengo como campeão brasileiro de 1987 quando da sua entrada que serviu de brecha para o clube rubro-negro ter reconhecido o título nacional daquele ano. Este foi um dos argumentos que levou a CBF a aceitar o título do Fla. O outro foi que a liminar que dava o título ao Sport não dizia que o time pernambucano deveria ser o único campeão de 1987.

O relacionamento no Clube dos 13 começou a ficar estremecido no ano passado, quando houve um racha entre os clubes na eleição para presidente da entidade. O ex-presidente do Grêmio Fábio Koff acabou reeleito com 12 votos contra oito do ex-presidente do Flamengo, Kleber Leite, que tinha o apoio do presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Koff comanda a entidade desde 1995.

Mas foi o polêmico campeonato de 87 que continuou gerando divergências dentro do Clube dos 13 desde que o São Paulo conquistou o pentacampeonato brasileiro em 2007. Na ocasião, o clube paulista passou a se considerar o primeiro pentacampeão nacional ignorando o título rubro-negro e pleiteou a Taça das Bolinhas, troféu criado pela Caixa Econômica Federal para ser entregue ao primeiro tricampeão consecutivo ou pentacampeão de forma alternada. No ano seguinte, o São Paulo conquistou o hexa enquanto o Flamengo seria novamente campeão brasileiro em 2009.

A disputa pela Taça das Bolinhas prosseguiu até que na semana passada o São Paulo recebeu o troféu da Caixa. Mas uma semana depois, na esteira do reconhecimento dos títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como brasileiros , a CBF reconheceu o título rubro-negro. Diante da recusa do São Paulo em devolver a Taça das Bolinhas para a Caixa, o Flamengo entrou na Justiça, que obrigou o clube paulista a devolver o troféu.

O Clube dos 13 voltava a ficar rachado. Enquanto o Corinthians anunciava que estava deixando a entidade, os clubes cariocas também comunicavam, em nota , que não iriam mais negociar os direitos de transmissão de TV através do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.

Sentimento de Eternidade.

Tenho 61 anos, mas, por dentro, no mais profundo do meu ser, muitas vezes não me sinto com essa idade. Não falo apenas da vitalidade do corp...