Foto Divulgação: Wells em 1938. |
Recentemente, um editor da revista Squire, nos Estados Unidos, apostou com amigos quanto tempo seria necessário para que a farsa escrita por ele num artigo fosse descoberta. O artigo em questão anunciava que um grupo escolhido pela presidência da República se reuniria em segredo, numa base subterrânea, chamada Iron Mountain, para estudar a maneira de exterminar os grupos de extrema direita.
O interessante é que, ao invés de perceber o caráter ridículo da notícia, os tais grupos creram piamente no “complô” e usaram o artigo como a mais “contundente prova” de que tudo era verdade. Inclusive, quando o editor foi ao tribunal e provou que ele era o autor da inverossímil notícia, os “vigilantes” extremistas não aceitaram que tudo aquilo era apenas uma brincadeira de mau gosto.
Mentiras bem contatas, mas mentiras. A web tem facilitado muito para as mentiras, atualmente está mais difícil, pela facilidade com que se propaga uma mentira e pela quantidade de mentirosos.
Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado. Prov. 19:2.
“Não é bom proceder sem refletir”, é o conselho de Salomão em Proverbios. Em outras palavras, não acredite em tudo o que ouve e vê. Pare, pense e reflita. Se você fizer hoje uma revisão de sua história, perceberá que muitas vezes sofreu sem motivo ou criou problemas e circunstâncias difíceis para muita gente, só porque não parou para refletir se aquilo que ouviu era verdade.
Vale também pra vida analógica, a vida real, para as fofocas que ouvimos e vemos. O que o professor disse a respeito do seu filho, o comentário de um vizinho com relação à conduta do seu esposo, a insinuação de um empregado acerca da honestidade do seu sócio são motivos suficientes para tomar “medidas imediatas”? “Não é bom”, declara o texto. Se não é bom, é ruim. E se é ruim, destrói tudo o que toca: amizade, família, sonhos e inclusive vidas.
Tenho feito inúmeras campanhas contra essas correntes de casos e noticias fictícias que plantam na web para angariar receita em provedores de correios eletrônicos e invadir as máquinas de pessoas de bem, pessoas de boa vontade. Precisamos estar atentos e duvidar sempre de tudo. Cuidado! A web é boa, mas também tem muita coisa ruim. Duvidem sempre, procure sempre usar o bom senso, não caia tão fácil. Reflita no que lê na web e também na vida pratica de todo dia.
Texto adaptado de um email do Pastor Alejandro Bullón
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.