RIO - As obras da Linha 4 do metrô na Zona Sul vão começar no início de 2012. Serão construídas quatro novas estações e um túnel subterrâneo da Gávea à Praça General Osório, em Ipanema. Durante as obras, a Praça Nossa Senhora da Paz (foto), em Ipanema, ficará fechada ao público por 13 meses, de fevereiro de 2012 a fevereiro de 2013. Nesse trecho, não haverá alteração no trânsito e o estacionamento em volta da praça permanecerá em funcionamento. As estações General Osório e Cantagalo, que estarão conectadas à Linha 4, serão fechadas por oito meses (de dezembro de 2012 a julho de 2013). No período, a estação Siqueira Campos voltará a ser a estação terminal da Linha 1. Haverá intervenções também na Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, entre as ruas General Urquiza e Bartolomeu Mitre e entre as avenidas Borges de Medeiros e Afrânio de Melo Franco. Esses trechos da via ficarão parcial ou totalmente fechados. Com isso, moradores de prédios na localidade vão ficar impedidos de entrar com carros em suas garagem.
De acordo com o secretário de Estado da Casa Civil, Régis Fichtner, guardadores vão estacionar os carros em edifícios-garagens vizinhos ao trecho interditado. Segundo o governo do estado, com as intervenções na Ataulfo de Paiva, foi apresentada uma proposta à prefeitura para que o trânsito da Ataulfo seja desviado para a Rua Humberto de Campos e para a Avenida Delfim Moreira.
Entre fevereiro e outubro de 2012, apenas o trânsito do sistema BRS nessas áreas da Ataulfo de Paiva não será interrompido. Entre novembro de 2012 e julho 2013, todos os veículos seguirão por rotas alternativas. O tráfego na via ficará normalizado a partir de agosto de 2013, quando os moradores poderão voltar a utilizar suas garagens.
Também será construída uma ponte metálica provisória sobre o canal do Jardim de Alá para a travessia dos veículos que saem da Rua Humberto de Campos.
As ruas Aperana e Gabriel Mufarrej, no Alto Leblon, terão inversão de mão para a construção de saída de ventilação e de emergência de fevereiro de 2012 a dezembro de 2015.
Trânsito nas vias de acesso à PUC não será interrompido
A estação da Gávea ficará sob um terreno do governo do estado onde funciona o estacionamento e o prédio de incubadora de empresas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O acesso ao estacionamento da PUC será mantido, com 280 vagas remanejadas para uma área próxima à universidade. Já a incubadora funcionará numa outra área no mesmo terreno. De acordo com o governo do estado, os pontos de ônibus da Avenida Padre Leonel Franca serão reordenados. Essas alterações acontecerão entre fevereiro e novembro de 2012.
De acordo com Fichtner, a expectativa é que a licença ambiental seja concedida até fevereiro de 2012 e que as obras comecem nesse mês. Ele não soube informar, no entanto, se as intervenções na região vão coincidir com a passagem de blocos no carnaval. De acordo com Fichtner, o governo apresentou sugestões de desvio de trânsito à CET-Rio e caberá ao órgão as modificações:
— Não há, no mundo inteiro, como fazer uma obra desta magnitude sem que haja algum transtorno à população, mas os benefícios serão muitos.
O Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.