sexta-feira, 5 de julho de 2013

Orar pelos inimigos!


Sermão da Montanha - Mat:5
38 "Vocês ouviram o que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente'. 39 Mas eu digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. 40 E, se alguém quiser processá-lo e tirar de você a túnica, deixe que leve também a capa. 41 Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas. 42 Dê a quem pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir algo emprestado.

43 "Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo'. 44 Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, 45 para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.

46 Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso! 47 E, se saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! 48 Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.(Passagem do livro de Mateus - 5:38a48)

Esses são os versos mais lidos e talvez os maiores e melhores conselhos que Jesus nos deixou. Ninguém no mundo pode discordar, muito menos falar o contrário, mas poucos conseguem aplicá-los. Calamos ao ouvi-los e nos afligimos por não conseguir entender. Eu sempre pensei que se precisaria estar num nível alto do desenvolvimento espiritual para absorver tais ensinamentos e aplicá-los na vida. O orgulho, a vaidade nos impede de entendê-los.Pensei que só os santos atingiriam tal estagio.


Ao longo da vida já conheci alguns santos, que certamente davam a outra face numa discussão e oravam por seus opositores. Aos 10 anos conheci um Padre na igreja que frequentava em Fortaleza, no Mucuripe. Era um sujeito, que só de olhar pra ele, nosso humor já melhorava. Voz mansa, olhar tênue e gestos contidos. Todos da paróquia o admiravam, ele carregava segurança em sua postura. 10 anos depois conheci outra dessas pessoas dessas, uma anciã da Igreja Central Adventista do Rio de Janeiro, a chamavam de irmã Pontegi! Pessoa nobre, de sorriso fácil, de abraço afável  e forte, suas palavras doces soavam como música. Lembro com saudades dela, foi minha professora dos assuntos espirituais, ensinou-me a ler a bíblia, anunciou me o evangelho de Cristo Jesus. Pois bem...Pra dar a outra face só sendo um anjo como eles, pensava eu!


Somente anos depois consegui entender essas palavras de Cristo, pude perceber que eu poderia ser um discípulo seu, ter a paz de espirito e postura nas ações, tal qual Ele aconselhara aos seus contemporâneos no Sermão da Montanha. 

Um investigador da policia civil, no ato de um Boletim de Ocorrência,contou, disse-me: "Não adianta você xingar quem te xinga, essa pendenga só aumentará, muitas vezes chega aos tribunais sem uma solução. As mágoas acumulam-se, fazendo mal às duas partes, causando dor, sofrimento a todos os envolvidos. Quando alguém te fizer uma maldade, não retribua com maldade. A força negativa de seu opositor, somada a sua força negativa só trará sofrimento, negatividade, fracasso e atraso. Enquanto a força negativa do seu opositor somada a força positiva sua, o minimo que pode acontecer é zerar a pendenga. Se sua força positiva for maior que a força negativa de seu opositor, aí teremos saldo positivo: alegria, confiança, gratidão, prosperidade.Se seu opositor te xingar, te fizer mal, ao invés de desejar-lhe mal, ore por ele, peça a Deus que o ilumine, que inunde seu coração de luz e alegria, peça isso com toda as suas energias. Sua oração vai interromper a energia negativa dele, seu opositor não terá mais influência sobre você. A força positiva vai se alastrar trazendo paz e harmonia, além de causar um bem estar, sensações de realização, de produtividade"

As palavras daquele investigador fizeram a minha ficha cair. Era aquilo mesmo! Finalmente conseguia intender as palavras de Jesus em Mateus 5 - Sermão da Montanha. Precisei vivenciar uma aplicação real dos ensinamentos de Cristo, em minha vida, pra entender de vez! O que achei que seria o final de um estágio, na verdade era o inicio, o inicio da santidade plena nas coisas do céu. Hoje se me atacam, oro pelo sujeito! Sou mais tranquilo no trânsito, e muitas vezes ofereço a outra face! Posso testemunhar: não fico mais pobre por isso, nem menos inteligente, mas com uma tremenda sensação de estar amando meu próximo como Jesus ensinou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.

Uma Fé Extraordinária - John Harper

                                                              John Harper, a esposa e filha - Google Fotos. No livro “The Titanic's Last...