sábado, 4 de março de 2023

De que me serve um diploma universitário?

Barão de Itararé (ao centro) em entrevista coletiva, em 1945 - Foto: Arquivo Nacional.

Na faculdade de medicina, o professor se vira para um aluno e pergunta:
- Quantos rins temos? 
- Quatro! - responde o aluno 
- Quatro? - Indagou o professor arrogante, daqueles que têm prazer em pisar nos erros dos outros. 
- Traga um pouco de grama, porque temos um burro na sala - ordenou o professor de forma irônica ao seu assistente. 
- E um café para mim! - falou o aluno ao assistente do professor. 
O professor ficou com tanta raiva que expulsou o aluno da sala de aula. O aluno, porém, era o humorista Aparicio Torelly Aporelly (1895-1971), conhecido como o ' Barão de ltararé '. 

Ao sair da sala, novamente, o aluno teve a audácia de corrigir o furioso professor: 
- Perguntaste-me quantos rins temos? Temos quatro rins: dois meus e dois seu. Temos é um verbo usado para 1ª pessoa do plural. 
Bom apetite, pode desfrutar da relva - despediu-se. 

Esta história ensina que a vida exige muito mais cultura, sabedoria, humildade e capacidade de raciocínio do que conhecimento em si. Um diploma é inútil se você não pode falar e pensar, especialmente se você pretende ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.

Sentimento de Eternidade.

Tenho 61 anos, mas, por dentro, no mais profundo do meu ser, muitas vezes não me sinto com essa idade. Não falo apenas da vitalidade do corp...