sábado, 26 de novembro de 2011

Buscando eficiência para atingir a interdependência - Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes.




Stephen R. Covey sintetizou e utilizou por mais de 25 anos um programa para o desenvolvimento e amadurecimento contínuos do caráter e da eficácia individual. Como pude relatar num post passado, meu primeiro contato com esse programa foi no meu aprendizado em meus anos de McDonal´s. Na minha empresa estou relembrando estes hábitos para buscar mais produtividade com nossa equipe. Abaixo segue um resumo, espero ter entendido o livro.

Aqui estão os 7 Hábitos, rascunhados nas próprias palavras do autor:
 1. Seja Proativo: Eu penso que o melhor modo para entender os 7 Hábitos é estudar o seu oposto e usar os frutos disso para exemplificá-los. Então me deixem explorar rapidamente os 7 hábitos das pessoas Altamente Ineficazes: O primeiro hábito de pessoas ineficazes é que elas não assumem responsabilidade por suas próprias vidas, elas se sentem vítimas, sentem que estão sob o controle de outras forças. Essencialmente dizem “eu sou o que meus pais fizeram comigo, sou o que meu passado fez comigo, sou o que tem acontecido comigo até hoje”, não assumindo responsabilidade e vivendo sob o controle da bagagem que trazem da vida, enfraquecendo a si e fortalecendo essas forças exteriores, ou mesmo suas genéticas e as forças psicológicas dentro delas a continuar regendo suas vidas. Mas “entre o que acontece conosco e nossa resposta a isso, existe uma liberdade para escolher nossa resposta”. Este é o elemento-chave do primeiro hábito.

 2. Comece Com o Objetivo em Mente: Pessoas ineficazes não praticam o hábito 2, o que fazem, se fazem, é essencialmente superficial. Começam sem qualquer objetivo claro em mente. Não têm um sentido do que significa a vida, não há significado pessoal de sua próprias identidades. Consequentemente não entendem que “eu posso influenciar meu futuro”, e “eu sou a força criativa de minha própria vida”. Em vês disso elas ficam ruminando as razões pelas quais não conseguem realizar as coisas, elas esperam demais, sonham demais, mas não há um sentido interno de poder, de que “eu posso verdadeiramente fazer essas coisas acontecerem”.

 3. Primeiro o Mais Importante: O hábito 3, colocar O Mais Importante em Primeiro Lugar. Em vês disso, pessoas ineficazes colocam o que é secundário em primeiro lugar, elas talvez nem saibam o que é mais importante porque se acham vítimas, se sentindo amarradas. Passam a vida inteira fazendo e se preocupando com miudezas, se sentindo culpadas porque sempre viveram ocupadas, num estado constante de gerenciamento de crises, se preocupando com tudo o que pode ameaçá-las lá fora.

 4. Pense Ganha-Ganha: Com ele, nós ajudamos as outras pessoas a realizar seu próprio trabalho interno. Mas pessoas ineficazes praticam o oposto disso, umas pensam ganha-perde, outras pensam perde-ganha, que é um tipo de autopunição ”todo mundo pisa em cima de mim, eu não tenho valor”. Isso gera uma profunda mentalidade de escassez onde se vê a vida como se existisse apenas uma fatia de pizza e, “se alguém pegar um pedaço maior sobra menos para mim. Então eu busco minha diversão, minha satisfação psicológica exercendo todo o tipo de controle sobre sua vida”. Mas não há criação tomando lugar, nada novo que fortaleça os dois lados, desenvolvendo um tipo de mentalidade de escassez, destruindo a conta bancária emocional e a confiança. Tudo é curto e escasso, até mesmo a comunicação é curta porque comunicação é primeiramente uma função de confiança, não de técnica, aparência ou personalidade.

 5. Procure Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido: Pessoas ineficazes fazem exatamente o contrário, e se fazem, elas querem ser compreendidas primeiro, são autobiográficas. É a história delas, o sistema de valores delas, a educação delas, a visão delas, a avaliação delas, isso é o que guia suas decisões e julgamentos. Elas pensam “é meu próprio valor e entendimento, portanto, eu não posso admitir me liberar!” Daí porque pessoas ineficazes talvez não consigam se liberar, elas necessitam de um controle duro sobre si. Talvez façam isso de um modo superficial, tenham sucesso em certo grau, mas quando se põe na mesa os assuntos-chave de suas vidas, especialmente os relacionamentos onde investem a maior quantidade de energia emocional, nestes assuntos, particularmente com as pessoas mais queridas de suas vidas, aí será seu verdadeiro teste, bem como seu fracasso.

 6. Crie Sinergia: Significa que o todo é maior do que a soma das partes. A capacidade de criar algo juntos que não poderíamos criar sozinhos. É a força e significado do casamento, de um time..., de fato, nós somos diferentes, pensamentos diferentemente, vemos as coisas de modos singulares. Então a rota natural a se tomar é o hábito 5, nós necessitamos nos comunicar, entender um ao outro, mas sempre entendendo o outro primeiro. Sem julgamento, e sim entendimento. Julgamento e entendimento são dois conceitos quase inimigos, verdadeiramente, não há como julgar e entender ao mesmo tempo! E como fruto de toda essa interação surgem novos aprendizados que jamais existiram antes, encontrando soluções que são verdadeiramente sinérgicas. Então o hábito 6 se torna o fruto dos hábitos 4 e 5. 





7. Renovação: O Hábito 7 é o hábito da renovação contínua, o que eu chamo de afinar o instrumento. Pessoas ineficazes realmente não pagam o preço de afinar o instrumento. Elas caem em atrofia, elas decrescem na escala de maturidade. Porque não mantém o espírito de renovação contínua, equilíbrio. Tudo o que eu posso afirmar é que esse hábito não pode ser negligenciado, é o que mantém ele eleva os outros seis.


Fontes:
http://pt.shvoong.com/
http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=bSfopk5qBo8
Livro: Os 7 hábitos das pessoas altamente Eficazes.
Resumo.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Dia do Flamengo.

Nasce o maior clube do Brasil.

Em fins do século XIX, o remo dominava o Rio de Janeiro. O futebol começava a aparecer em alguns clubes, mas ainda era olhado com certo temor, pois não estava sendo recebido com entusiasmo pela sociedade carioca. Entretanto, como era o remo quem mandava, as competições movimentavam as manhãs no Rio antigo e não havia praia que não tivesse o seu grupo de regatas. A turma da praia do Flamengo não acompanhava o resto dos rapazes, preferindo os passeios de barco pela baía e o bate-papo no Lamas, o já famoso restaurante do Largo do Machado.

Entretanto, a idéia de se formar um grupo na praia mais movimentada do Rio começava a nascer e numa noite de setembro de 1895, José Agostinho Pereira da Cunha perguntou a Nestor de Barros, Mário Spíndola e Augusto Lopes da Silveira o que achavam em de se fundar um clube de remo. Eles concordaram com a idéia, a notícia correu logo pelo Largo do Machado e as adesões surgiram na primeira noite. Entretanto, para se tornar um clube de regatas, havia necessidades de um barco, naturalmente.

Havia uma baleeira a cinco remos, meio gasta, que poderiam comprar. E nada mais justo do que os que tivessem dinheiro fossem os primeiros a colaborar e, assim, Mário Spíndola, Felisberto Laport, Nestor de Barros, José Félix da Cunha Meneses e José Agostinho Pereira da Cunha contribuíram com quatrocentos mil réis, o suficiente para a compra da veterana embarcação, que teria que passar por uma reforma completa para ser o barco oficial do novo grupo que se formava.

Pherusa foi o nome dado ao barco e, para os devidos reparos, alguém indicou um armador de Maria Angu. Serviço perfeito por duzentos e cinqüenta mil réis e, mais uma vez, o pessoal que podia colaborar, colaborou. A manhã do dia 6 de outubro foi uma festa, pois era a data marcada para apanhar a ambicionada Pherusa.

Um bom grupo foi formado para ir buscar o barco: Nestor de Barros, José Félix, José Agostinho, Mário Spíndola, Felisberto Laport, Napoleão de Oliveira, Maurício Rodrigues Pereira e Joaquim Bahia partiram felizes e mais felizes ficaram ao contemplar Pherusa, novinha em folha, a balançar-se no mar.

Depois do meio-dia saíram orgulhosos da Ponta do Caju já na embarcação. Mário Spíndola dirigia o barco e apesar do tempo feio, nada tirava a empolgação dos rapazes. Entretanto, começou a ventar e a chover e, para tristeza de todos, a Pherusa não conseguia resistir e acabou naufragando. O medo tomou conta dos tripulantes e cada um procurava se manter de qualquer maneira seguro ao que ainda restava do barco. Bahia resolveu nadar até a praia em busca de ajuda, pois era um excelente nadador e o única capaz de tal tarefa.

Bahia sumiu, o vento parou, assim como a chuva e, de repente, uma lancha vinda da Penha viu o sinal de Mário Spíndola – uma bandeira branca – e veio buscar os náufragos. Os tripulantes da lancha Leal salvaram todos e rebocaram a pobre Pherusa, totalmente destroçada.

Entretanto, o barco pouco importava, queriam saber de Bahia. Felizmente, Bahia era um bom nadador mesmo e, depois de quatro horas de luta, conseguir chegar à praia, feliz por lá encontrar os seus companheiros. A recuperação de Pherusa foi mais uma vez iniciada, mas quando o barco já estava sendo preparado para novas batalhas, foi roubado e nunca mais foi encontrado. Ficou de Pherusa apenas a lembrança e o desejo de todos em fundar realmente um grupo de regatas.

O Clube de Regatas do Flamengo é um clube poliesportivo brasileiro com sede na cidade do Rio de Janeiro fundado para disputas de remo em 17 de novembro de 1895. Criado no bairro de mesmo nome, o clube mudou-se para o bairro da Gávea na primeira metade do século XX.

Sua atuação no futebol iniciou-se em 1912. Suas maiores glórias neste esporte são o Mundial Interclubes e a Copa Libertadores de 1981, na equipe que contava com nomes como Paulo César Carpeggiani (técnico), Júnior, Adílio, Tita e liderada por Zico, considerado o maior ídolo da história do clube. O Flamengo é o atual detentor dos títulos do Campeonato Carioca de Futebol e do Campeonato Brasileiro de Futebol, onde obteve sua sexta conquista em 2009.

Detém o recorde de maior vencedor do Campeonato Carioca de Futebol com 31 títulos, sendo conquistado em cinco oportunidades o tricampeonato estadual (1942/1943/1944; 1953/1954/1955;1978/1979¹/1979; 1999/2000/2001; e 2007/2008/2009). Em 26 de julho de 2009, tornou-se o primeiro clube a atingir a marca de mil jogos na Série A do Campeonato Brasileiro. Junto ao Botafogo de Futebol e Regatas, detém a maior seqüência invicta do futebol brasileiro com 52 partidas em 1979. O próprio Botafogo, além do Fluminense Football Club e do Club de Regatas Vasco da Gama são os grandes rivais esportivos do Flamengo ao longo da história.

É o clube com o maior números de torcedores do Brasil e do mundo, como indicam pesquisas do IBOPE, e Datafolha e reportagem da revista Mundo Estranho. Estima-se ter uma torcida entre 33 e 40 milhões de torcedores só no Brasil.

O Flamengo foi eleito ainda, numa pesquisa feita pela FIFA, o nono maior clube do século XX, segundo maior do Brasil e quarto maior das Américas. Já o Ranking da CBF coloca o Flamengo atualmente em terceiro lugar com 2039 pontos, atrás do Grêmio e do Corinthians.

Em 9 de março de 2007, foi sancionada pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, a Lei Estadual 4.998/2007, instituindo o Dia do Flamengo, festejado no estado em 17 de novembro, data da fundação do clube.

Também em 2007, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, César Maia, tombou a Torcida do Flamengo como Patrimônio Cultural da Cidade por promover espetáculos de alegria no Maracanã e em diversos estádios, instituindo também, em 17 de outubro de 2007, o Dia do Flamenguista, comemorado em 28 de outubro, mesmo dia do padroeiro do Flamengo, São Judas Tadeu.

Fonte: Wikipédia.

Bigode contra o câncer de próstata.

O câncer mata milhões de pessoas ao redor do mundo
As mulheres sempre foram muito mais conscientes que os homens em relação a sua própria saúde. Vão ao médico antes de ficarem doentes e não somente como último recurso. As campanhas contra tipos de câncer femininos, como as que conscientizam sobre o colo do útero ou de mama, são vistas a quase exaustão por todos os lados, na mídia e suas marcas são reconhecidas por todo o mundo. Não existe na parecido no universo masculino. Opa! Não existia.

A fundação Movember promove durante o mês de novembro um evento para conscientização e arrecadação de fundos para a luta contra o câncer de próstata e outras doenças masculinas. O nome da entidade é uma brincadeira com as palavras “moustache” ou “mo”, “bigode” em inglês, e o nome do mês.



Participantes cadastrados no site da Movember fazem uma espécie de maratona do bigode, e podem fazer upload de fotos que registram o progresso de seus pelos faciais e histórias relacionadas a eles. As regras exigem que os participantes estejam totalmente barbeados no dia 1º e cultivem o bigode do “zero”. Não são aceitos barba e cavanhaque. Desde o início da semana, o Instagram também está cheio de fotos de participantes em vias de ficarem bigodudos (foto acima). Basta dar uma busca por #movember.

O evento aconteceu pela primeira vez em 1999 na Austrália. A fundação existe desde 2004 e hoje conta com a adesão de instituições nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Dinamarca, Espanha e Grécia, entre outros países.

Fontes: Blogosfera
            Blog: Me tire desse Ócio.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O Cérebro.


De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, ão ipomtra em qaul odrem as lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia ltera etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Sohw de bloa.

Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito.

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

Mais testes? Continue Lendo, muito legal!

Consegues encontrar duas letras B abaixo? Não desista...

RRRRRRRRRRRRRRRRRRR RRRRRRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRRBRRRRRRR RRRRRRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRRRRRRRRRR RRRRRRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRRRRRRRRRR RRRRRRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRBRRRRRRRR RRRRRRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRRRRRRRRRR RRRRRRRRRRRRRRRRR

Depois de encontar os B

Encontra o 1

IIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIII1IIIIII IIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII

Depois de encontrar o 1

Encontra o 6

9999999999999999999 999999999999999
9999999999999999999 999999999999999
9999999999999999999 999999999999999
9999999999999999999 999999999999999
9999999999999999999 999999999999999
9999999999999999999 999999999999999
9999699999999999999 999999999999999
9999999999999999999 999999999999999
9999999999999999999 999999999999999
9999999999999999999 999999999999999
9999999999999999999 999999999999999
9999999999999999999 999999999999999

Depois de encontrar o 6

Encontra o N (essa é dífícil!)

MMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMNMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMM

Depois de encontrar o N

Encontra o Q

OOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOQOOOOOOOO OOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOO

Se você encontrou tudo, parabéns, seu cerébro não esta enferrujado! 

A Evolução da Educação.

Em uma homenagem à Elga e a tantas professoras formadas ali, devo contar um pouco do hoje chamado: Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, antigo Instituto de Educação.


Tudo começou quando foi criada a Escola Normal do Município da Corte pelo decreto imperial nº 7684 de 6 de março de 1880. No dia da inauguração, a 5 de abril daquele ano, estavam presentes o imperador Pedro II, a imperatriz Teresa Cristina e toda a comitiva ministerial. Para primeiro diretor da escola foi nomeado Benjamim Constant Botelho de Guimarães, que depois viria a ser uma figura de grande destaque na criação da República do Brasil.

Não tinha sede própria. Começou funcionando no Colégio Pedro II, na Rua Larga. Depois, foi transferida para a Escola Politécnica no Largo de São Francisco. Mais tarde, mudou-se para a Escola Rivadávia Corrêa - todos os três endereços no Centro. Finalmente foi levada a Escola Normal para a Escola José Pedro Varella, no Largo do Estácio.

Tornava-se imperioso um prédio próprio, e o projeto de criação foi idealizado por três grande educadores: Fernando de Azevedo, Lourenço Filho e Anísio Teixeira. Com sede na capital e formando professores que se espalhavam por todo o país, era inadmissível que a Escola Normal funcionasse em prédio alheio - esse foi o argumento que os três usaram para convencer o prefeito Antônio Prado Júnior a determinar uma sede própria para o estabelecimento. Foi escolhido um terreno utilizado como depósito das carroças que faziam a entrega de carne verde para a população.

Em 1927 o Prefeito adquiriu o terreno da Rua Mariz e Barros e instituiu um concurso para arquitetos para escolha do projeto da Escola Normal. São escolhidos os arquitetos Brunhs & Cortez, e a construção, em estilo neocolonial, termina em 1930.


Os convites para a inauguração, que seria no dia 12 de outubro de 1930, foram distribuídos. Acontece que, em outubro, explodiu a revoluçãovitoriosa de Getúlio Vargas. Começaram a correr boatos de que tropas gaúchas iriam aquartelar-se no Rio de Janeiro, mais precisamente no prédio recém-construído da Escola Normal. Os alunos e professores, temendo a invasão do prédio, carregaram todos os móveis e livros das antigas instalações para as novas. Estava inaugurada a sede da Escola Normal!



Em 1932, sendo diretor de Instrução Pública o professor Anísio Teixeira, ele e os outros dois educadores que haviam conseguido um prédio próprio para a Escola Normal, conseguiram a mudança do nome para Instituto de Educação, por meio do Decreto nº 3810 de 19 de março de 1932.

O primeiro diretor do Instituto de Educação foi o professor Fernando de Azevedo que implementou novas diretrizes , adaptando a escola aos também novos tempos que começavam.

A história do Instituto e coincide com a memória do apogeu do Rio de Janeiro e, desafiando o tempo, faz parte do imaginário social da cidade.

O colégio conheceu seu apogeu nas décadas de 40, 50 e 60 quando entrar nele era muito difícil, pois a procura era alta.



Anos Dourados

O colégio foi utilizado durante as gravações da mini-série Anos Dourados, da Rede Globo de Televisão, no ano de 1986. A trama se passava na Tijuca da década de 50, e o núcleo feminino juvenil estudava no Instituto de Educação.

Características da edificação.

De estilo neocolonial, todas as paredes das salas de aula são duplas, com mais de 50 centímetros de espessura, o que as torna à prova de som. Os corredores, bem espaçosos, foram projetados para que os alunos tivessem a sensação de liberdade total de movimento. Um detalhe interessante é que na varanda do terceiro andar, as telhas das extremidades têm porcelana na parte de baixo. Na porcelana foram pintadas corujas, o símbolo da filosofia.

Cursos

Atualmente controlada pela FAETEC, oferece formação superior em educação e formação técnica em Informática (Processamento de Dados), Gestão (Administração), Formação Geral (Pré-vestibular) e mais recentemente o curso de Secretáriado Escolar.



Recebi  o email  justamente da minha querida sobrinha Elga Carla, que estudou no Instituto de Educação da Pça. da Bandeira no Rio de janeiro. 

Vale a pena ler.

Antigamente se ensinava e cobrava-se tabuada, caligrafia, redação, datilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e Comerciais. e também cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...

Leiam o relato de uma Professora de Matemática:

Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2010:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

7. Em 2020 será assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
(Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder).
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.


 Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:

Todo mundo está 'pensando' 
em deixar um planeta melhor para seus filhos... 
Quando é que se 'pensará'
em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

Referências:
Página oficial do ISERJ
Wikipédia.

Fotos:

domingo, 13 de novembro de 2011

Sesc Tijuca - Domingãozão.


Entrada do Sesc - Tijuca
Inaugurado em 1977 pelo presidente Ernesto Geisel, o Sesc Tijuca fica situado em um ponto privilegiado do bairro. Com seus jardins projetados por Burle Marx, a unidade possui ambientes aconchegante para quem o visita. O Sesc Tijuca oferece atividades nas áreas de esporte, lazer, cultura, educação e saúde.

Uma ótima opção é o espaço reservado para quem gosta de um churrasco, nos fundos há uma área excepcional com duas churrasqueiras. Dá pra toda a familia e quem for sócio, ainda pode usar a piscina. O Sesc tijuca é coisa de primeira! Nesse domingo estive lá com toda a familia no churrasco da loja Multicoisas Ipanema (vide fotos abaixo). O Sol não apareceu, mas não fez falta, deu para aproveitar com o grande mormaço que fez neste domingo. Acredito que todos tenham gostado, foi uma confraternização familiar. Parabéns a iniciativa e preparo. Eu gostei!! Em breve publicarei aqui um vídeo com o restante das fotos, as pessoas que furaram vão ficar com inveja..rs!

 
 
 

Horários: 

Funcionamento da unidade - De terça a sexta, das 12h às 21h. Sábado e domingo, das 8h às 17h.

Endereço
Rua Barão de Mesquita, 539

Telefone
(21) 3238-2164/Fax: (21) 3238-2428

sábado, 12 de novembro de 2011

Royalties e Pré-Sal, o que são?



Para entender esse assunto tão debatido nesses últimos dias, resolvi postar algumas linhas sobre esse assunto. Ontem houve um ato público convocado pelo governo do Estado, com apoio dos prefeitos do Rio para esclarecer a opinião pública, não sei se esclareceu, porem compareceram mais de 150 mil pessoas à Candelária. Houve um movimento igual no Espirito Santo, nos mesmos moldes do evento no Rio. Espero que a polução entenda e não deixe esse absurdo de emenda virar lei. É algo tão absurdo que não sei como homens, que se dizem inteligentes, perdem tanto tempo e dinheiro pra debater algo tão ilógico. É inconstitucional!

"A descoberta de petróleo na camada pré-sal, localizada a 7 mil metros abaixo do nível do mar em uma área de 200 quilômetros de largura e 800 quilômetros de extensão, abrangendo desde o Espírito Santo até Santa Catarina, pode colocar o Brasil entre os maiores produtores mundiais de petróleo.

Antes mesmo de se estabelecer a quantidade exata de petróleo na camada pré-sal, os impactos ambientais, além das regras para a exploração desse petróleo, a distribuição dos royalties vem sendo um dos assuntos mais discutidos sobre o pré-sal.

O termo “royalties” originou-se na Inglaterra, no século XV. Ele foi criado como uma forma de compensação (pagamento) à realeza em virtude de disponibilizar suas terras à exploração de minério. Atualmente, esse termo é utilizado para definir o pagamento ao dono de uma patente.

No Brasil, o valor arrecadado pelos royalties do petróleo é dividido ente a União, estados e municípios produtores ou com instalações de refino e de auxílio à produção. As empresas petrolíferas pagam 10% do valor de cada barril extraído pelo direito de explorar o produto. Hoje em dia, esses 10% dos royalties do petróleo são divididos da seguinte forma:

- Estados produtores: 22,5%
- Municípios produtores: 30%
- União: 47,5%

No entanto, alegando que o petróleo é uma riqueza nacional, uma Proposta de Lei do Deputado Federal Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) determina uma nova divisão dos royalties do petróleo. A distribuição ficaria assim determinada:

- Todos os estados: 30%
- Todos os municípios: 30% 
- União: 40%

Essa nova divisão dos royalties tem por objetivo, além da camada pré-sal (cuja produção em larga escala está prevista para 2020), as jazidas e campos já licitados e explorados, como, por exemplo, a Bacia de Campos.

A “Emenda Ibsen”, de autoria dos deputados, Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Humberto Souto (PPS-MG), foi aprovada na Câmara dos Deputados com 329 votos a favor e 72 contra. No entanto, para que essa emenda passe a vigorar, ela tem que ser aprovada pelo Senado e pelo Presidente da República.

Caso aprovada, o Rio de Janeiro, maior produtor nacional de petróleo (83% da produção nacional), deixaria de receber aproximadamente 7,3 bilhões de reais por ano em royalties. O Espírito Santo seria outro estado bastante prejudicado. Porém, a “Emenda Ibsen” propõe que a União pague o montante que os estados e municípios deixarem de receber, em decorrência da nova lei de divisão dos royalties."
Fonte:Equipe Brasil Escola ( Wagner de Cerqueira e Francisco - Graduado em Geografia)

Uma Fé Extraordinária - John Harper

                                                              John Harper, a esposa e filha - Google Fotos. No livro “The Titanic's Last...