sábado, 22 de dezembro de 2012

Uma visão positiva do fim do mundo.

O momento é propício para reflexões sobre o que realmente é o fim do mundo. Muito se tem falado sobre o tema, as chacotas com o tema são deveras exageradas, poderíamos fazer reflexões mais positivas, assim como fez a equipe de marketing da Coca-Cola.


sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Aniversário do João Pedro - 10 anos!

João Pedro 10 anos - Montagem do blog

Estou eu aqui pensando o que dizer para um varão de 10 anos, além de deseja-lhe saúde, amor e sabedoria. Hoje meu mais velho completa 10 anos e já começa ver a vida de uma maneira mais objetiva. Começa a desenvolver um senso crítico mais apurado, começa a fazer escolhas mais detalhadas. O que dizer? Um ensinamento com certeza. Alguém com 10 anos precisa de ensinamentos...

Filhão parabéns, segue esse texto que vai te ajudar. É sobre um menino de 10 anos:

Certo dia um pai e seu filho saíram a passear, afastaram-se bem de casa, despreocupados e relaxados caminharam bastante e subiram as montanhas.De repente, o menino cai, se machuca e grita:
 - Ai!!!
Para sua surpresa, escuta sua voz se repetindo em algum lugar da montanha:
 - Ai!!!
Curioso o menino pergunta:
 - Quem é você?
E recebe como resposta:
 - Quem é você?
Contrariado grita:
 - Seu covarde!
E escuta como resposta:
 - Seu covarde!
O menino olha para o pai e pergunta, aflito: 
- O que é ele, onde ele está?
O pai sorri e fala:
 - Meu filho, preste atenção. Então o pai grita na direção da montanha:
 - Eu admiro você!
A voz responde: 
- Eu admiro você!
De novo, o homem grita:
 - Você é um campeão!
A voz responde: 
- Você é um campeão!
O menino fica espantado e encantado. Não entende nada. Nunca tinha visto aquela mágica!
E o seu pai explica:
- O mundo e a ciência conhecem esse fenômeno como ECO. Eu chamo isso de VIDA. Pois é tal qual a vida. A VIDA lhe trás  tudo o que você diz ou faz. Se você deseja bem a alguém, como num passe de mágica o bem lhe retorna. Da mesma forma acontece se desejar o mal.Filho ouça uma coisa, que quero que nunca esqueça: nossa vida é o reflexo de nossas ações. O que praguejar contras alguém volta., coisas como desrespeito, incompreensão, desonestidade, inveja,..Se você quer mais AMOR, COMPREENSÃO, SUCESSO, HARMONIA, FIDELIDADE, crie mais AMOR, COMPREENSÃO, HARMONIA, no seu coração.

Acho que é por aí mesmo filhão conte sempre comigo.Pauto minha vida e minhas dimensões sempre a favor de nossa família, a te ajudar a ser feliz. Esse é um pacto entre eu e Deus. Feliz Aniversário.

O Mundo não acabou!


Jornal Sensacionalista - JS
E o mundo não acabou e nem acabará, segundo a Bíblia, livro de Deus para a humanidade, o fim é outro bem diferente desse secular que os filmes apresentam! Não se sabe quanto isso ocorrerá, mas os sinais já se poder ver e esses rumores fazem parte das profecias.Querendo saber mais sobre o verdadeiro fim, consulte o estudo bíblico: a volta de Jesus Cristo, aqui mesmo nesse blog.
Para corroborar o tema compartilho aqui uma série de canções seculares que consegui lembrar sobre o tema: O fim do mundo. Algumas brincam com o tema, outras usam poesia para atenuar o tema, outras falam sério, tem samba também da mais alta qualidade. Há algumas que não lembro, mas espero que curtam essa pequena amostra. Quem puder deixe sugestões nos comentários.

       A primeira é com 14 bis, "Planeta Sonho".



Raul Seixas - "O dia em que a terra parou".



Paulinho Moska - "O último dia".



Eduardo Dussek - "Nostradamus".



Roberto Carlos - "Apocalipse"



Nelson Cavaquinho - "O Juízo Final".



Blitz - "Apocalipse não"







segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O melhor amigo do homem!



Uma grande dúvida paira no ar. O Cão é verdadeiramente amigo do homem? Muito se debate, há gente que acha que não. Depois desse vídeo abaixo não tenho mais dúvidas!!



O cão é verdadeiramente o melhor amigo do homem e do menino...rs!!

domingo, 9 de dezembro de 2012

9 sucos vitaminados.

Foto montagem da Web
Eles dão um pouquinho de trabalho pra fazer, o que faz muita gente preferir os refrigerantes. Os sucos, principalmente no verão - onde  são mais lembrados, são tudo de bom!. Sozinhos, os sucos não curam doenças, mas previnem, principalmente para quem tem uma alimentação balanceada e pratica atividades físicas regularmente.

Diretamente do site Minha Vida 9 dicas, 9 sabores. Aproveitem as dicas e saúde sempre, seu corpo e mente agradecem!



Suco de romã 
A romã possui uma série de propriedades que ajudam a baixar os níveis de colesterol ruim, o LDL, em nosso sangue. "Os antioxidantes presentes nessa fruta também dissolvem as placas de gordura que se formam nas paredes da artéria, diminuindo assim as chances de derrames e infartos", diz Carla Fiorillo.


Como ela ainda não é muito fácil de encontrar, e o preço não é dos mais baixos, existem algumas frutas, com as mesmas propriedades, que são ótimas substitutas pois tem efeito parecido no organismo. Uma delas é a melancia, que também é enriquecida com fibras, vitaminas A e C, além do complexo B.

A romã pode ainda trazer benefícios à saúde masculina. De acordo com um estudo feito pela Universidade da Califórnia, ela possui um coquetel de substâncias químicas que parecem barrar a evolução do câncer de próstata e, potencialmente, matar as células cancerígenas.


Suco de maçã 
Por ser rico em acetilcolina, esse suco tão popular pode ajudar a manter a saúde do cérebro em dia. Essa substância é responsável para a manutenção da memória e de funções cognitivas. "Vários estudos recentes mostram que a maçã é uma fruta que previne o Mal de Alzheimer, já que os níveis baixos de acetilcolina estão ligados ao desenvolvimento dessa doença", diz Carla Fiorillo.

Outra propriedade importante da maçã é a quantidade de fibras que ela possui. Em sua casca podemos encontrar fibras insolúveis, que ajudam no processo de digestão. Já em sua polpa são encontradas fibras solúveis, que é mais rapidamente absorvida pelo organismo e facilita o transporte de nutrientes para as células. 

Suco de açaí 
Um dos mais famosos alimentos do verão, o açaí normalmente é consumido em forma de creme, e não de suco. "O açaí é, em geral, incrementado com acompanhamentos, como frutas e granola, tornando essa mistura muito calórica", diz Carla Fiorillo. Mas em forma de suco, a fruta torna-se mais saudável, sem perder os nutrientes, como antioxidantes, vitaminas que fazem da fruta um aliado contra vários tipos de câncer.

Um estudo feito pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, mostrou que beber suco de açaí diariamente pode ajudar a prevenir o desenvolvimento e a disseminação de células cancerígenas, já que ele possui antioxidantes que impedem a ação de radicais livres em nosso organismo.




Suco de laranja
Ele está entre os mais consumidos pelos brasileiros. "O suco da laranja contém um antioxidante chamado hesperidina, que melhora a função dos vasos sanguíneos, ajudando a reduzir o risco de doença cardíaca", explica a nutricionista. De acordo com pesquisa realizada nos Estados Unidos, homens que beberam 500 mililitros de suco de laranja por dia, apresentaram pressão arterial mais baixa do que aqueles que tomaram um suplemento antioxidante.

O suco é bem vindo para prevenir a formação de cálculos renais. Isso porque, os suplementos de citrato, substância encontrada em sucos cítricos, como o de laranja, limão e tangerina, podem ajudar a retardar a formação de pedras nos rins.

A vitamina C, nutriente que ajuda o sistema imunológico, também é encontrada em grande quantidade na laranja, tornando-a uma das frutas mais importantes na prevenção de gripes, resfriados, fraquezas e infecções.

Para tirar melhor proveito de todos esses benefícios, o mais interessante é consumir o suco fresco, logo após ele ter sido preparado. "Os antioxidantes da laranja são os fotossensíveis, e perdem sua ação depois que ficam expostos à luz. Por isso, quanto antes você tomar o suco, mais efeito ele terá em seu organismo", explica Carla Fiorillo.


Suco de uva roxa 
O famoso efeito benéfico que consumir um copo de vinho tinto traz para a saúde também pode ser aplicado ao suco de uva. "Assim como o vinho, o suco de uva roxa contém polifenois e atoxinas, poderosos antioxidantes que controlam o colesterol e protegem o coração e todo o sistema circulatório", diz Carla Fiorillo.

Um estudo realizado por psiquiatras da Universidade de Cincinnati descobriu que consumir um copo diário de suco de uva melhorou a memória dos pacientes significativamente em comparação com os que não tomaram nenhum tipo de substância graças aos polifenois contidos nas uvas.


Suco de abacaxi 
Este suco está entre os mais refrescantes da lista, principalmente se for adicionado a ele algumas folhas de hortelã. O fruto contém enzima bromelina, que ajuda o organismo a digerir proteínas e regula o funcionamento do intestino. Outra característica importante da bromelina encontrada no abacaxi é sua ação anti-inflamatória e anticoagulante.

Mas os benefícios que a fruta traz não param por aí. Estudos feitos pela Universidade do Texas dizem que comer abacaxi ou tomar o suco protege os ossos da osteoporose, pois a fruta é rica em manganês, um mineral que fortalece os ossos.


Suco de cereja 
Estudos recentes da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, têm mostrado que os corredores que beberam suco das cerejas duas vezes por dia durante cinco dias antes de correr na Maratona de Londres, obtiveram uma recuperação muito mais rápida e não sofreram tanto com dores musculares. "A cereja tem grandes quantidades de potássio, fibras e vitamina C, nutrientes importantes para o corpo, e que podem acelerar o processo de recuperação muscular", diz a nutricionista Carla Fiorillo.

Além disso, a pesquisa ainda sugere que o suco de cereja pode ajudar a aliviar as dores de quem sofre de gota, por ajudar o organismo a excretar o ácido úrico, grande causador dos incômodos característicos da doença.



Suco de tomate 
O consumo de suco de tomate não é tão comum, mas os benefícios que ele pode trazer são muitos. Assim como o tomate na salada, o suco dessa fruta traz grandes quantidades de licopeno - antioxidante que previne contra câncer de próstata e de mama-, vitaminas A e complexo B, fósforo, potássio, cálcio e magnésio, que assumem papel importante na formação dos ossos e combatem a osteoporose, além de ácido fólico e frutose. 


Água de coco 
Não é exatamente um suco, mas essa bebida não pode ficar de fora, principalmente com a chegada do calor. A água de coco é rica em potássio, fósforo e outros sais minerais essenciais para que o corpo continue hidratado como um todo. Essa hidratação serve tanto para evitar problemas como cãibras, dores de cabeça, desmaios e para deixar a pele mais hidratada e protegida do sol. A flora intestinal também agradece o consumo da água de coco. Os sais minerais que ela possui ajudam na digestão, agindo contra o intestino preso.

A água de coco não é tão calórica quanto se imagina. De acordo com a nutricionista Lucinete Regina de Souza, o verdadeiro perigo está no próprio fruto. "O que tem mais calorias é a polpa da fruta, sendo que um pedaço pequeno ( 15 gramas ) dela tem 99 kcal, e 200ml da bebida tem 40 kcal", afirma Lucinete.

No entanto, algumas pessoas precisam tomar cuidado com seu consumo. "as pessoas com diabetes ou outro tipo de restrição devem consumir sob orientação de um profissional", ressalta.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Na segunda divisão da educação - Brasil

Na sociedade do conhecimento, o professor universitário é mal pago. Pior: em muitos casos, é visto não como um membro da elite intelectual, mas como mais um trabalhador qualificado. Essa é uma das conclusões de um estudo comparativo de 28 países publicado este mês pelo Center for International Higher Education do Boston College. Ele mostra que o Canadá é o país que melhor paga seus docentes (média de US$ 7,1 mil). O Brasil ficou numa posição de intermediária para baixa, 18.º lugar, com média de US$ 3,1 mil (veja abaixo).

O estudo usou na maior parte dos casos dados de universidades públicas. Os valores em dólares foram calculados com base no poder de compra de uma cesta de bens e serviços.

“O Brasil se saiu relativamente bem: ficou abaixo dos países desenvolvidos, mas com destaque no âmbito regional”, diz o colombiano Ivan Pacheco, assistente de pesquisa do Boston College. “Tivemos surpresas positivas, como a Índia, onde o governo fez um esforço grande para melhorar salários. E negativas, como a Armênia: os salários estão baixos nos países da antiga União Soviética.”

Outra conclusão do estudo é a de que, com exceção dos países anglo-saxões, benefícios indiretos são tão importantes quanto salários. Os bônus vão desde incentivos dados pela Índia a quem faz vasectomia à remuneração por produtividade, usada em larga escala na China. “A tendência em muitos países é de aumento do gap entre professores superstars e os que não conseguem nem ter uma vida decente de classe média.”


(Tribuna Hoje)

Nota: Se fosse um campeonato de futebol, em pontos corridos com 28 clubes, tal qual o campeonato brasileiro de futebol, o Brasil estaria lutando pra não cair para segunda divisão. Ou o país acorda para essa realidade ou em 30 anos não teremos mais professores neste país. A cada ano é menor o número de novos professores. Teremos uma educação de voluntários.

Brasil um dos últimos da classe - Educação.

No Brasil, a divulgação dos resultados de testes internacionais de aprendizagem costuma provocar emoções contraditórias. A primeira é a tristeza. Afinal, quase invariavelmente ocupamos as últimas posições do ranking. No Pisa (sigla em inglês para o Programa Internacional de Avaliação Comparada, aplicado em 57 países), por exemplo, é gritante a diferença entre as notas de nossos estudantes em relação à média da OCDE, o grupo que reúne as 30 nações mais desenvolvidas do mundo (leia o gráfico abaixo).


Últimos da Classe.
Os testes internacionais atestam o mau desempenho dos alunos brasileiros em todas as disciplinas avaliadas.


* PISA: Programa Internacional de Avaliação 
Comparada. ** OCDE: Organização para a Cooperação
 e Desenvolvimento Econômico. Fonte: Education 
at a Glance 2007. Dados de 2006.
Passado o choque, é possível analisar com outro olhar esses mesmos números. Os nossos, vergonhosos, nos dizem onde estamos. Os dos campeões, muito superiores, nos indicam aonde ir. É aí que a tristeza dá lugar à esperança de que avançar é possível. Para isso, é preciso entender como os líderes dos rankings chegaram ao topo da Educação.

Um recente estudo da consultoria americana McKinsey, chamado Como os Sistemas Escolares de Melhor Desempenho do Mundo Chegaram ao Topo, revela ótimas pistas nessa direção. Coordenado pela egípcia Mona Mourshed (leia entrevista exclusiva com ela), o relatório sintetiza mais de 200 entrevistas e visitas a 120 escolas de 20 países. O objetivo era identificar as razões do sucesso dos países mais bem posicionados no Pisa e os que subiram rápido no ranking.

As descobertas foram resumidas em quatro "lições", apresentadas a seguir e exploradas em profundidade, com explicações detalhadas e depoimentos de brasileiros e estrangeiros. Segundo Mona Mourshed, as lições funcionam independentemente do contexto cultural do país - por isso, é possível reproduzi-las e obter bons resultados. No total, foram 25 os sistemas estudados. Examinar as medidas propostas e entender como elas podem ser aplicadas no Brasil são as tarefas a que se propõe esta edição especial de NOVA ESCOLA - pensada, confeccionada e distribuída exclusivamente para Secretários Municipais e Estaduais de Educação. Nossa intenção é ampliar a ref lexão sobre a qualidade do ensino e, principalmente, encontrar alternativas para o país caminhar rumo ao topo.

As quatro lições da qualidade

1 SELECIONAR SEMPRE OS MELHORES PROFESSORES

O que diz o estudo: "A qualidade de um sistema educacional não pode ser maior que a qualidade de seus professores".

Cada vez mais estudos comprovam que o professor é o principal responsável pelo sucesso da aprendizagem. Seu conhecimento e sua atuação em sala de aula são o fator mais decisivo para o desempenho da turma, ultrapassando em importância o material didático e as metodologias de ensino (confira no gráfico abaixo os resultados de uma pesquisa sobre o tema no estado americano do Tennessee). Não por acaso, escolher bons profissionais é uma das políticas mais disseminadas entre os países de alto desempenho. Na Coréia do Sul, considerado o modelo a seguir, os futuros professores do Ensino Fundamental são recrutados entre os 5% dos alunos com melhor desempenho no Ensino Médio - as notas de corte da carreira são altíssimas. Situação bem diferente da brasileira: por aqui, boa parte do professorado vem dos 20% piores alunos. Nesse grupo, um em cada três estudantes sonha com a docência. Entre os 20% melhores alunos, a carreira atrai um contingente bem menor: só 11% das turmas.

A importância de uma boa aula

Pesquisa nos EUA indica que a qualidade do professor tem influência direta no desempenho dos estudantes


A receita sul-coreana para seduzir os melhores é uma combinação de salário inicial atraente, possibilidade de aprimoramento profissional e chance de trabalhar numa carreira valorizada socialmente - coisas distantes da nossa realidade.

2 CUIDAR DA FORMAÇÃO DOCENTE

O que diz o estudo: "A única forma de melhorar resultados é melhorar a instrução".

Não basta recrutar os melhores. É preciso manter os professores sempre atualizados. A preocupação com a prática docente é comum aos sistemas de ponta, tanto na formação inicial como na continuada. Tutoria, trabalhos em grupo, cursos sobre as didáticas específicas... Existem várias maneiras de criar e disseminar as melhores estratégias de ensino. Em apenas três anos, o Reino Unido conseguiu um aumento de 12% nos índices de alfabetização ao apostar na formação em serviço (veja o gráfico abaixo). Já o Japão coloca professores para apoiar os iniciantes durante dois dias por semana, tudo amparado em lições-modelo.

A reforma que dá retorno

Em 50 anos, o Reino Unido tentou de tudo para melhorar a alfabetização. A formação em serviço deu resultados em apenas três anos

Fonte: Como os Sistemas Escolares de Melhor Desempenho do
Mundo Chegaram ao Topo.
O desafio brasileiro começa em superar as deficiências da formação inicial. Segundo o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2007, que avalia os cursos de ensino superior, 15% das faculdades de Pedagogia tiraram conceito 1 ou 2. Apenas 2% conseguiram a nota máxima, 5.

3 NÃO DEIXAR NENHUM ALUNO PARA TRÁS

O que diz o estudo: "Alto desempenho significa que todas as crianças devem ser bem-sucedidas".

A Finlândia é o país campeão no ranking de Ciências do Pisa, além de vice em Leitura e Matemática. A receita é simples: como todos os alunos aprendem, a média do país é alta. No Brasil, onde a repetência no Ensino Fundamental beira os 19%, muitos estudantes ficam pelo caminho. E o país despenca na lista internacional.

Vários ritmos, todos aprendendo

Na Finlândia, existe um professor de reforço para cada sete regulares. Resultado: todos aprendem
Fonte: Como os Sistemas Escolares de Melhor Desempenho
do Mundo Chegaram ao Topo.
 
O "milagre" finlandês atende pelo nome de Educação Especial - um reforço no contraturno para os estudantes com mais dificuldades (como mostra o quadro à direita). Num ano qualquer, cerca de 30% dos alunos freqüentam esse tipo de aula. Ainda nesta reportagem, você conhecerá o dia-a-dia das aulas de reforço na Finlândia e poderá conferir as dificuldades para diminuir os índices de reprovação e implantar um esquema semelhante aqui, no Brasil.

4 PREPARAR GRANDES GESTORES

O que diz o estudo: "Toda escola precisa de um grande dirigente".

A função do gestor é das mais importantes: administrar o conjunto de recursos da escola de forma a criar um ambiente de aprendizagem. Enquanto no Brasil a regra é aprender a fazer isso "na raça", com base na tentativa e erro do dia-a-dia, sistemas de alto desempenho perceberam que bons gestores conjugam características pessoais - como a liderança - e competências técnicas. Para desenvolvê-las, nações como Cingapura adotam políticas de atração de bons profissionais e fazem uma triagem rigorosa. Os candidatos passam por uma formação de seis meses, com direito até a estágio no exterior.

Toda força à gestão

Fonte: Como os Sistemas Escolares de Melhor Desempenho do Mundo Chegaram ao Topo.

Como adaptar os exemplos ao Brasil

Tão importante quanto conhecer essas histórias é examinar nossa própria trajetória. Por isso, é hora de perguntar: quais características aproximam - ou afastam - o Brasil dos melhores países avaliados? O relatório da McKinsey é claro: os sistemas estudados já possuem as condições fundamentais para a qualidade, como parâmetros rigorosos de aprendizagem e um nível mínimo de investimento. Não é o caso do Brasil. No que diz respeito às expectativas de aprendizagem, nem sequer cumprimos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que determina a criação de uma base nacional comum para o currículo a ser contextualizada nos planos regional, estadual e local. "Apesar de 85% dos municípios e 76% dos estados afirmarem possuir orientações curriculares próprias, a verdade é que quase ninguém as conhece. É essencial tornar públicos os objetivos e as metas para que a qualidade da rede possa ser avaliada e cobrada", explica Maria de Salete Silva, consultora de projetos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O problema persiste quando o assunto é investimento. "Em todos os aspectos, os gastos são insuficientes em comparação com os sistemas de ponta", afirma José Marcelino Rezende Pinto, professor da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto e especialista em financiamento da Educação (os gráficos à direita expõem essa diferença). Enquanto investimos uma fatia de 3,2% do PIB na Educação Básica (os recursos novos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica devem agregar, no máximo, 0,2% a esse total), países desenvolvidos ficam na casa dos 4%. Com um agravante: essas nações gastam apenas na manutenção dos sistemas, enquanto no Brasil ainda é preciso ampliar a oferta para atender as 660 mil crianças de 7 a 14 anos que estão fora da escola. Sem contar a necessidade de recuperação de infra-estrutura (apenas metade das escolas públicas de Ensino Fundamental possui biblioteca, só 25% têm internet, e 15%, laboratório de Ciências) e de s alários, especialmente o inicial. Segundo o relatório McKinsey, em países em que a Educação é prioridade, um dos fatores que atraem bons docentes são os rendimentos compatíveis com os de outras profissões de formação semelhante, o que não ocorre aqui.

Os recursos que fazem a diferença

Sob qualquer critério, estamos longe do nível de gasto em Educação dos países mais desenvolvidos

* No Ensino Fundamental. Fonte: Education at a Glance 2007. Dados de 2004. Obs: o dólar PPP (poder de paridade de compra) é um fator de conversão que considera o poder de compra da moeda no país e não o câmbio. ** OCDE: Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Quanto investir para obter qualidade? Há várias respostas. Para sair de uma situação não muito diferente da nossa, a Coréia do Sul dedicou durante uma década 10% do PIB à Educação. Na realidade brasileira, o porcentual adequado e o número de anos dedicados a esse esforço permanece objeto de debates. Mas a trajetória das nações que apresentaram uma rápida evolução mostra que, para possibilitar o salto de qualidade, é necessário eleger o sistema educacional como prioridade (inclusive do ponto de vista financeiro) pelo menos por um período de tempo. O mesmo raciocínio vale se o cálculo considerar a perspectiva do gasto por aluno. Hoje, o investimento é de cerca de 1,6 mil reais por estudante do Ensino Fundamental. São 133 reais por mês, bem menos do que qualquer mensalidade de escola particular. Com esse valor, não dá para sonhar com um ensino de qualidade.

Os passos de uma longa caminhada

O mais provável é que estados e municípios não tenham todo o dinheiro necessário para promover essa revolução. Assim, é essencial saber onde investir. Professores precisam de formação em serviço? Gestores sentem falta de noções de Administração? Diagnosticar essas necessidades é papel do secretário de Educação. "Reunindo a equipe técnica, é possível fazer rapidamente esse diagnóstico e conceber as medidas a serem tomadas", diz Salete.

Se o problema parece grande demais, uma perspectiva é somar forças com outros municípios e estados. "É uma solução eficiente sobretudo para localidades menores, que, isoladas, não têm verba nem capacidade técnica para implantar projetos ambiciosos", afirma Juca Gil, professor da USP e especialista em política e organização da Educação Básica. Outras etapas igualmente importantes são compartilhar a definição de diretrizes com a rede e elaborar um planejamento - de preferência, por um intervalo que ultrapasse o mandato vigente para blindar as ações contra a falta de continuidade das gestões públicas.

Por fim, não há como pensar em qualidade sem conceber um sistema de avaliação. "Um modelo adequado inclui tanto a auto-avaliação como a avaliação externa, em que a participação de pais e estudantes é essencial", opina José Marcelino. Se a distância ao topo da Educação é grande, um bom estímulo é saber que existem caminhos. E que uma longa caminhada começa com um primeiro passo.

Quer saber mais?

BIBLIOGRAFIA
Custo Aluno-Qualidade Inicial: Rumo à Educação Pública de Qualidade no Brasil, Denise Carreira e José Marcelino Rezende Pinto, 128 págs., Ed. Global, tel. (11) 3277-7999, 23 reais

Financiamento da Educação - Novos ou Velhos Desafios?, Nicholas Davies, 168 págs., Ed. Xamã, tel. (11) 5072-4872, 22 reais

INTERNET
Neste endereço é possível baixar a íntegra do relatório da consultoria McKinsey (em inglês)

Uma Fé Extraordinária - John Harper

                                                              John Harper, a esposa e filha - Google Fotos. No livro “The Titanic's Last...