quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O TRIANGULO DA VIDA.

QUAL O LUGAR MAIS SEGURO, EM CASO DE TERREMOTO?



SEGUNDO OS ESPECIALISTAS EM SALVAMENTOS, EM CATÁSTROFES COM DESABAMENTOS.

Aos que pensam que se posicionar embaixo da moldura de uma porta é o correto, leiam este artigo e mudarão de opinião.

"Olá Sou Doug Chopp.

Estive dentro de 875 edifícios colapsados e trabalhei em Grupos de Resgate, em 60 países. Fundei Grupos de Resgate em muitos países e sou membro de Grupos de Resgate de vários deles.
 
Fui membro das Nações Unidas, expert na Área de Mitigação de Desastres (UNX051 -UNIENET), por dois anos. Trabalhei em TODOS e EM CADA UM dos maiores desastres mundiais, desde 1985, exceto nos casos de alguns desses desastres, que aconteceram simultaneamente.


Em 1996 produzimos um filme que prova que meu método de sobrevivência é correto. O filme foi patrocinado pelo Governo Federal Turco de Istambul; pela prefeitura da Cidade de Istambul; Universidade de Istambul; Produções "Case e ARTI".


Em qualquer desabamento existe 100% de sobrevivência para as pessoas que usam o que se denomina "O TRIÂNGULO DE VIDA".


Esse filme foi visto na Turquia e no restante da Europa, nos Estados Unidos, Canadá e na América Latina, em um programa de televisão, chamado "Real TV".

A experiência se fez com vinte manequins; dez deles foram colocados em lugares em que, até então eram considerados como "possíveis locais seguros". Os outros dez foram colocados n"O TRIÂNGULO DE VIDA".


Um edifício foi implodido e ao entrarmos vimos que aqueles primeiros dez manequins estavam destroçados e os outros dez, localizados n"OS TRIÂNGULOS DE SOBREVIVÊNCIA", estavam em perfeitas condições.


Relato: O primeiro edifício em que entrei foi uma escola no México, em 1985; e, as crianças, como era de se esperar, estavam debaixo de suas carteiras escolares, todos mortos e esmagados pelo peso dos escombros.


Elas poderiam ter sobrevivido se, ao invés de estar "embaixo" de suas carteiras, estivessem encostadas, em posição fetal, "ao lado" delas.


*** Para ser mais claro e inteligível: Quando um edifício colapsa, o peso do teto cai sobre os objetos ou móveis esmagando-os sob o peso dos escombros; mas, ao lado desses objetos ou móveis, fica um espaço vazio. Esse é o espaço que eu chamo de "O TRIÂNGULO DE VIDA"


Quanto maior o objeto, quanto mais pesado e forte, menos ele se compactará. Quanto menos o objeto se compacte pelo peso, maior será o espaço vazio ou "buraco" ao lado do mesmo; portanto, maior será a possibilidade de que a pessoa que esteja usando esse espaço vazio não sofra ferimentos sérios.


Na próxima vez em que você veja edifícios colapsando em um filme, conte os "TRIÂNGULOS" (ou seja: espaços vazios), que se formam. Estão em todas as partes do edifício!


INSTRUÇÕES


1- Qualquer pessoa que se "cubra" ou se coloque embaixo de algo, quando o edifício cai, é esmagada. Toda vez que as pessoas se colocam embaixo de escrivaninhas, automóveis, mesas, SEMPRE são esmagadas. Não faça isto! Mas, siga as instruções que se seguem!




2- Gatos, cachorros e bebês, em caso de perigo, se colocam em "posição fetal". Você deve fazer o mesmo em caso de terremoto. É um instinto natural de sobrevivência! Qualquer pessoa pode sobreviver em um buraco pequeno, perto de um sofá; perto de qualquer objeto grande que seja esmagado. Ali, SEMPRE, sobrará um espaço vazio circundando o mesmo.


3- Os edifícios de madeira são as construções mais seguras para estar durante um terremoto. Por uma simples razão: a madeira é flexível e "se move" com a força do terremoto. Se o edifício colapsa, criam-se grandes espaços vazios. Inclusive, uma construção de madeira tem menos peso de queda, do que tijolos e concreto.


4- Se você está numa cama, durante a noite; e, acontece um terremoto, simplesmente, gire seu corpo até o piso. Existe um grande espaço vazio ao redor da cama (não embaixo dela). Os hotéis de todo o mundo teriam uma taxa maior de sobreviventes entre seus hóspedes, se colocassem um grande cartaz atrás das portas dos apartamentos, que dissesse, EXPRESSAMENTE, que em caso de terremoto, as pessoas devem "deitar-se ao lado da cama", durante o abalo sísmico.


5- Se começa um terremoto, enquanto você esta vendo TV e não puder sair facilmente por uma porta ou janela, deite-se em posição fetal, ao lado de um sofá, poltrona, cadeira grande ou um móvel grande.


6- Qualquer pessoa que fique embaixo do umbral de uma porta, quando um edifício colapsa, pode morrer! Por quê? Porque se você está em pé, embaixo da moldura de uma porta e essa moldura cede e se move para frente ou para trás, você pode morrer esmagado por todo o teto que existe acima de você. Se a moldura da porta cair para algum lado, a moldura vai cortar você pela metade, com todo o peso que vai receber em cima. De qualquer maneira, você vai morrer; portanto, não fique embaixo da moldura de uma porta, em caso de terremoto.


7- Dentro do possível, NUNCA saia do edifício por escadas. As escadas têm diferentes "momentos de freqüência" (cada degrau, por estarem em alturas diferentes, age à sua maneira) e se movem de forma diferente do resto do edifício.


8- Posicione-se perto das paredes externas do edifício; ou melhor, ainda: fora dessas paredes, se for possível. É muito melhor estar fora de um edifício, do que dentro dele. Quanto mais "dentro" do perímetro (parte exterior) do edifício, mais evidente será que sua saída se encontre bloqueada. Quanto mais "fora", mais fácil será fugir ou ser resgatado.


9- Se você está dentro de um automóvel, no interior de um edifício, saia imediatamente e sente-se ou se deite ao lado do mesmo. Seja o que for que caia sobre o carro, sempre deixará um espaço vazio ao seu redor.

Estamos acostumados a escutar e fazer o que se pensava; AO INVÉS de fazermos o que é melhor. Estes estudos e a experiência desse pessoal dos Grupos de Resgate (experiência mundial) é muito importante e deve ser levada em conta, como REGRA a ser obedecida, SE quisermos sobreviver a uma catástrofe sísmica.


Se não sabemos, somos inocentes e erramos involuntariamente. Se sabemos e não distribuímos o saber, somos egocêntricos e seremos coniventes e, até, responsáveis com as conseqüências de uma catástrofe próxima."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.

Uma Fé Extraordinária - John Harper

                                                              John Harper, a esposa e filha - Google Fotos. No livro “The Titanic's Last...