terça-feira, 20 de setembro de 2011

O "Sonho de Ícaro" e a lição de Byafra.


Com certeza você já viu esse comercial ou já ouviu comentários sobre a atuação do Byafra no filmete da Bradesco Vida e Previdência.

A cena é assim: um ladrão rouba um carro e se surpreende ao descobrir, no banco de trás, um Byafra cantando o hit “Sonho de Ícaro”. E o ladrão abandona o veículo. A assinatura do comercial é fenomenal: “Vai que carro não tem um Byafra cantando... contrate um seguro”.
Num primeiro momento, achei engraçado. Depois, achei triste, pois poderia destruir a já quase adormecida carreira deste cantor que vendeu na década de 80 mais de 1 milhão de cópias de seu trabalho.

Mas o efeito do comercial, para todos os envolvidos, certamente foi acima das expectativas. A seguradora ganhou uma mídia espontânea espetacular. E o Byafra, pelo que consta, voltou a ser um dos itens de busca mais badalados do Google, e sua agenda de shows voltou a crescer. Em vez da esperada “queimação”, a brincadeira fez bem a Byafra. Depois de um bom tempo fora do ar, entrou novamente em cartaz e em horário nobre da televisão brasileira.

Foi uma decisão importante. Byafra foi de uma coragem e um desprendimento difícil de ser visto por aí. A vida, principalmente a profissional no mercado privado, é um jogo. Assumir riscos e saber administrar os problemas – que certamente surgirão – é o diferencial. Byafra, se não tivesse feito o comercial, poderia terminar a carreira se arrependendo por não ter aproveitado a oportunidade.

Arrisque mais! Ouse mais! Arrependa-se por ter feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.

Uma Fé Extraordinária - John Harper

                                                              John Harper, a esposa e filha - Google Fotos. No livro “The Titanic's Last...