quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Shaná Tová (Feliz Ano Novo, em hebraico).




Um Feliz Ano Novo a toda comunidade judaica! Um ano novo doce!

Na noite desta quarta-feira, 28, quando a primeira estrela surgir no céu, os judeus de todo o mundo vão comemorar a chegada do ano de 5772, de acordo com seu próprio calendário. Em vez de "Réveillon", a esta festa dá-se o nome de "RoshHashaná" (literalmente “Cabeça do Ano”, em Hebraico), é o Ano Novo pelo calendário judaico. De acordo com a tradição judaica, Adão e Eva foram criados no primeiro dia do mês de Tishrei, que foi o sexto dia da Criação. É a partir deste mês que o ciclo anual se inicia. Por isso, Rosh Hashaná é celebrado nesta época.

Historicamente, o primeiro Rosh ha Shaná foi numa sexta-feira, o sexto dia da Criação. Neste dia, Deus criou os animais dos campos e das selvas, e todos os animais rastejantes e insetos, e finalmente - o homem. Assim, quando o homem foi criado, encontrou tudo pronto para ele.

Nossos sábios viram nisso a ordem da Criação, como a consideração do bom anfitrião que, antes de convidar um hóspede de honra, coloca a casa em ordem, prepara as lâmpadas mais brilhantes, uma refeição deliciosa, etc., para que seu convidado encontre tudo preparado. Mas também vêem nisto uma profunda lição: se o homem é merecedor, é tratado como um convidado de honra; se não o merece, dizem-lhe: "Não fique orgulhoso de si mesmo; até um inseto foi criado antes de você!"

Em Rosh ha Shaná, após a prece da noite, cumprimentamos todos falando: Leshaná Tová Ticatêv Vetechatêm (“Que sejas inscrito e selado para um ano bom”). Ao proferir isto, é como se pudéssemos ver os três grandes Livros Divinos abertos perante D'us: o Livro dos Justos; o Livro dos Perversos e o Livro dos Medianos - onde é provável que nos encontremos, com nossas boas e más ações quase se equiparando. Apenas uma mitsvá a mais e a balança penderá a nosso favor.

Há doze meses no ano, e há doze Tribos em Israel. Cada mês do ano judaico tem sua Tribo representativa. O mês de Tishrei é o mês da Tribo de Dan. Isto tem um significado simbólico, pois quando Dan nasceu, sua mãe Lea disse: "D'us julgou-me e também atendeu à minha voz." Dan e Din (Yom HaDin, Dia do Julgamento) são ambos derivados da mesma raiz, simbolizando que Tishrei é a época do Julgamento Divino e do perdão. Similarmente, cada mês do calendário judaico tem seu signo no Zodíaco (mazal , em hebraico). O mazal de Tishrei é a Balança. Este é o símbolo do Dia do Julgamento, quando D'us pesa as boas e as más ações do ser humano.
Costumes

                                   

Tradicionalmente, na noite do Rosh ha Shaná os judeus vão à sinagoga rezar e ouvir o toque do shofar, uma espécie de berrante feita com chifre de carneiro. O som do shofar anuncia a chegada de um novo ano.

Ao final das orações, as famílias se reúnem em volta de mesas de jantar com diversas comidas típicas da ocasião.

Vários alimentos simbólicos são ingeridos na refeição da primeira noite de Rosh ha Shaná, e um pedido é recitado para cada alimento. Este costume é baseado em um ensinamento talmúdico: "Presságios são significativos; por isso cada pessoa deveria comer no início do ano abóboras, beterrabas, tâmaras e alhos-poró."





Maçã
Mergulhamos uma fatia de maçã doce no mel, recitamos a
bênção da fruta (Borê Peri Haêts) e falamos:
"Yehi ratson milefanêcha shetechedêsh alênu shaná tová umetucá".
"Possa ser Tua vontade renovar para nós um ano bom e doce ".


Chalot
As chalot servidas em Rosh Hashaná são redondas,
símbolo de continuidade e eternidade, como
o círculo que não tem começo nem fim; sem ângulos,
nem arestas, um pedido para um ano sem conflitos.
Costuma-se mergulhar o pão no mel em vez
do sal habitual, em todas as refeições
desde Rosh Hashaná até o sétimo dia de Sucot.


Mel
O valor numérico da palavra "dvash" (mel) equivale
ao valor de "Av Ha'Rachamim" (Pai Misericordioso):
assim o mel representa a esperança de que a sentença
decretada pelo Supremo Juiz seja amenizada
pela Sua compaixão.


Frutas e alimentos especiais
É costume comer carne e vinho doce ou qualquer bebida
doce nesta refeição, para ter um ano farto e doce.
Na segunda noite de Rosh Hashaná, imediatamente
após o kidush, costuma-se ingerir uma fruta nova,
a primeira vez que comeríamos nesta estação,
a fim de pronunciarmos a bênção de Shehecheyánu.
Há quem costume recitar uma prece
especial (Yehi ratson) antes de ingerir qualquer
um dos seguintes alimentos. Conforme o costume Chabad,
Yehi ratson só é recitado ao ingerir a maçã com mel.
Os sefaradim colocam no centro da mesa uma
cesta (Traskal) contendo diferentes espécies de frutas
 que contém muitas sementes, para que as boas ações
sejam numerosas no ano vindouro além de alimentos
especiais entre os quais maçã, alho poró, acelga, tâmara,
 abóbora ou moranga, feijão roxinho, romã, peixe e
cabeça de carneiro (que pode ser substituída
por língua de boi ou cabeça de peixe). Antes de ingerir
cada um dos nove alimentos recita-se um "Yehi Ratson" especial.

Alho-Poró
"Yehi Ratson milefanêcha sheyicaretu oyvêcha vessoneêcha,
vechol mevacshê raatênu".
"Possa ser Tua vontade que sejam exterminados
Teus inimigos e Teus oponentes e todos aqueles
 que querem nosso mal".

Acelga
"Yehi Ratson milefanêcha sheyistalecu oyvecha vessoneêcha,
 vechol mevacshê raatênu".
"Possa ser Tua vontade que sejam removidos
Teus inimigos e Teus oponentes e todos aqueles
que querem nosso mal".

Tâmara
Costuma-se ingeri-la para que acabem nossos inimigos
(em hebraico, yitámu, parecido com tamar).
"Yehi Ratson milefanêcha sheyitámu oyvecha vessoneêcha,
 vechol mevacshê raatênu". "Possa ser Tua vontade
que sejam consumidos Teus inimigos e Teus oponentes
e todos aqueles que querem nosso mal".

Abóbora, moranga ou cenoura
A palavra "mern", em yidish, pode ser traduzida
como "cenoura" e também como "se multipliquem".
Por isto comemos cenoura - para que os méritos se multipliquem.
"Yehi Ratson milefanêcha sheticrá rôa guezar dinênu,
 veyicareú lefanecha zechuyotênu".
"Possa ser Tua vontade que o decreto ruim
de nossa sentença seja rasgado em pedaços,
e que nossos méritos sejam proclamados perante Ti".


Feijão roxinho
 "Yehi Ratson milefanêcha sheyirbu zechuyotênu".
"Possa ser Tua vontade que nossos méritos se multipliquem".

Romã
Costuma-se ingerir em sinal para que aumentem nossos méritos
 como os caroços da romã. Há uma explicação que
a romã possui 613 caroços - o número das mitsvot da Torá.
"Yehi Ratson milefanêcha sheyirbu zechuyotênu carimon".
"Possa ser Tua vontade que nossos méritos cresçam em
 número como [as sementes] da romã".

Peixe
"Yehi Ratson milefanêcha shenifrê venirbê cadaguim;
vetishgach alan beená pekichá".
"Possa ser Tua vontade que nós nos frutifiquemos e nos
multipliquemos como peixes; e cuida de nós com
olho aberto [atentamente]".


Cabeça de carneiro, língua ou peixe com cabeça
Costuma-se ingerir um destes alimentos para que sejamos
 cabeça e não cauda:
- de carneiro, para lembrar o mérito do sacrifício de Yitschac
que foi substituído por um carneiro.
- de peixe, para que o ser humano se multiplique como os peixes.
"Yehi Ratson milefanêcha shenihyê lerosh velô lezanav".
"Possa ser Tua vontade que sejamos como a cabeça e
não como a cauda".

Ingredientes que devem ser evitados
Não se come nada temperado com vinagre em Rosh Hashaná
ou raiz forte para não ter um ano amargo. Nozes também não
devem ser ingeridas nestes dias. Um dos motivos é porque
as nozes provocam pigarro que pode atrapalhar as orações
do dia; outro motivo é que o valor numérico da palavra
egoz (noz) corresponde ao da palavra chet (pecado) sem o alef.



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