sábado, 12 de novembro de 2011

Anamaria de Carvalho - Uma lenda pelas ruas de Ipanema.

Anamaria por Lu Lacerda
Ana em 1965, acervo pessoal.
Anamaria é divertida. Uma mulher que parece ter vivido a vida exatamente como quis.Ela tem belas histórias pra contar, quem puder assista ao documentário "Anamaria: A mulher de Branco de Ipanema" dirigido pelo jornalista Chico Canindé (foto abaixo), onde amigos e famosos falam sobre sua vida. Quem a ver pelas ruas de Ipanema não imagina a riqueza cultural dessa mulher. Além de Guilhermina Guinle, que também percebeu que Anamaria começou a investir no azul, cor escolhida por ela para usar no começo da película, o cantor Lobão e o colunista do jornal O Globo, Joaquim Ferreira dos Santos, também contribuem para que a história fique ainda mais rica. Entre os muitos depoimentos interessantes está o de uma comerciante de Ipanema, que coloca Anamaria no mesmo patamar de Vinicius de Moraes na história do bairro. Não é para menos: se o compositor criou uma das músicas mais representativas sobre o Brasil inspirada naqueles metros quadrados do Rio, a Mulher de Branco se tornou a figura mais folclórica da região.

Anamaria e o diretor na pre-estreia do filme- Foto de Ana Colla.
Anamaria foi cantora (já cantou com Sérgio Mendes), ex-modelo (também no exterior), ex-personagem do circuito intelectual na época da Bossa Nova -, comemorou aniversário dia 15/09. Comemorou é maneira de falar, já que Anamaria praticamente mora nas ruas, está sempre às voltas com um saco plástico cheio de objetos pessoais, do qual não se desgruda. Pra quem conhece a localidade, ela mora na Barão de Jaguaribe com Av. Garcia de Ávila. Mas é comum encontrá-la na Vinícius com a Barão da Torre.

Foto:Fernanda Huguenin
Anamaria casou com o compositor Marcos Valle em 1965 e ficou casada até 1969. Pode perder tudo, menos o humor. Sobre o Rio atualmente: “O Rio foi sofisticado no passado; tudo que eu amava nesta cidade sumiu”. Sobre a violência que cresceu ultimamente na Zona Sul: “A violência é universal, não me atinge. Não tenho medo de nada.” Sobre seu nome verdadeiro: “Sou a Ana Maria, apenas Anamaria, nem a Braga, nem a brega”, finaliza.(Trecho da entrevista concedida a Lu Lacerda do Ig).




Ana cantando com Marcos Valle, seu marido em 1966. A música é  Próton, Elétron, Nêutron.




Pra quem não conhece essa lenda viva, o vídeo abaixo registra 4 minutos, jpjacobsen perdeu uma grande oportunidade de fazer algo mais a altura da personagem que é Anamaria de Carvalho. Ana é chamada de Maluca de Ipanema, mas é uma injustiça com alguém que apenas tem seu jeito todo particular de viver. E daí?!



Veja também:
Sônia Schüller - uma miss destronada.

Fontes: Blog da Lu Lacerda.
            Blog Sibite.com.br
           Blog: O Cru e o Cozido.

2 comentários:

  1. NOSSA TOMARA QUE A ANA MARIA DE CARVALHO TENHA UMA CASA PARA MORAR NO RIO DE JANEIRO E QUE NAO SEJA MORADORA DE RUA POIS SE ELA NAO TIVER A CASA DELA OU NAO MORAR EM CASA DE FAMILIARES QUE ENCONTREM UM ABRIGO MUNICIPAL OU ESTADUAL PARA QUE ELA POSSA MORAR COM DIGNIDADE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela mora em Ipanema, em um apartamento na rua Alberto de Campos, no prédio onde é gravado Detetives do Prédio Azul.

      Excluir

Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.

Uma Fé Extraordinária - John Harper

                                                              John Harper, a esposa e filha - Google Fotos. No livro “The Titanic's Last...