sábado, 24 de março de 2012

O que você gostaria que ficasse? - Peça Teatral.

Atores: Cynthia Reis, Eduardo Cravo, Jarbas Albuquerque,
Raquel Alvarenga e Suzana Nascimento - Foto Divulgação..
 
                    
Eu e o Ricardo Dias fomos conferir a peça de título, um tanto curioso, "o que você gostaria que ficasse?". O espetáculo é ótimo, muito bem ensaiado. É  um happening*. Tão bem construído que teve momentos que não consegui identificar quem era espectador e quem era ator. 

A concepção e direção é do Miguel Thiré, como os atores: Cynthia linda Reis, Eduardo Cravo, Jarbas Albuquerque, Raquel Alvarenga e Suzana Nascimento. O texto foi  criado a partir de discussões sobre o livro “O Mundo Sem Nós”, de Alan Weisman, nesse livro o autor constrói uma espécie de retrospectiva inversa em que se pode acompanhar o processo de desaparecimento gradual, mas implacável, da nossa existência. 

Vale a pena conferir, eu e o Rick saímos pensativos sobre o que gostaríamos que ficasse para as próximas gerações. Durante a peça os personagens vão expondo suas lembranças e lições de vida em desenhos no chão, juntamente com pequenos relatos, senti-me provocado a deixar minhas impressões também, cheguei até a gravar com giz uma coisa: "pegar jacaré na praia". Uma coisa que verdadeiramente me dava prazer de fazer! Para o espetáculo fisgar o público, antes de começar os atores conversam com as pessoas presentes  sobre historias pessoais, medos, sonhos, realizações...O resultado aparece nas falas ao longo do espetáculo. O nome da personagem, que tem sua vida relatada no espetáculo, Laura, foi dado por um espectador ali, na hora. O sonho do Rick de ter um autorama também entrou no texto, ele corou...rs!

Muito legal, parabéns Cynthia Reis e elenco, parabéns Miguel  Thiré pela ideia, a quem tive a oportunidade de cumprimentar pessoalmente. Gostei muito! Vale o post aqui.

Espaço SESC - Sala Multiuso - Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana.
Horários: Sextas e Sábados às 20:00h e Domingos às 18:00h.
Classificação Indicativa: 18 anos.
Temporada até 25 de março de 2012. 


Atualizando em 03/02/2013...

Fui pela segunda vez, agora com meus amigos de adolescência, num encontro bem legal. Tiramos até uma foto.

Eles estão na 3ª. temporada. Agora na CASA DE CULTURA LAURA ALVIM, espaço Rogério Cardoso até 06 de março de 2013. Terças e Quartas às 21:00


Com Cynthia ReisAnita Segal e Robert SegalLeonel Emerick e Lucia, Eu, Roberto C. Lima e os espectadores do dia dessa apresentação e mais o elenco. Mateus Solano também foi prestigiar o espetáculo nesse dia. No Planetário do Rio.



* O termo happening é criado no fim dos anos 1950 pelo americano Allan Kaprow para designar uma forma de arte que combina artes visuais e um teatro sui generis, sem texto nem representação. Nos espetáculos, distintos materiais e elementos são orquestrados de forma a aproximar o espectador, fazendo-o participar da cena proposta pelo artista (nesse sentido, o happening se distingue da performance, na qual não há participação do público). Os eventos apresentam estrutura flexível, sem começo, meio e fim. As improvisações conduzem a cena - ritmada pelas ideias de acaso e espontaneidade - em contextos variados como ruas, antigos lofts, lojas vazias e outros. O happening ocorre em tempo real, como o teatro e a ópera, mas recusa as convenções artísticas. Não há enredo, apenas palavras sem sentido literal, assim como não há separação entre o público e o espetáculo. Do mesmo modo, os "atores" não são profissionais, mas pessoas comuns. (fonte:www.itaucultural.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.

Uma Fé Extraordinária - John Harper

                                                              John Harper, a esposa e filha - Google Fotos. No livro “The Titanic's Last...