quarta-feira, 8 de maio de 2013

Gente que faz a diferença - Ferreirinha de Jaguarari/BA


A comunidade baiana de Flamengo, em Jaguarari-BA, se transformou em um lugar de superação e persistência. Cerca de 70 crianças, que brincavam e treinavam em aparelhos criados no improviso. O aparelho do salto em altura, por exemplo, era formado por pneus e colchões velhos. Garrafas de plástico, tubos de pvc, madeira e elásticos também tinham suas funções específicas para os alunos de Antônio Ferreira, mais conhecido como Ferreirinha, que driblou as dificuldades e criou, em 2006, um projeto social voltado para o atletismo, modalidade que era pouco conhecida na região, e se transforma no principal incentivador do atletismo local.

Ferreirinha,
“O atletismo foi a maior aposta da minha vida. A nossa comunidade, Flamengo, ficou conhecida pelo atletismo, e não pelo futebol. Comecei só com a minha filha e hoje temos mais de 100 crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos, mas o espaço é para todo mundo, quem quiser participar, será bem- vindo.”
No início, Ferreirinha limpou um terreno baldio e o transformou em uma pista improvisada. Aos poucos, foi garimpando talentos na comunidade e fazendo os sonhos das crianças e os seus se tornarem Um princípio de realidade.
Pista de Atletismo – Em fase de construção;
Construção da Escola de Produção – Visualize o projeto aprovado pelo FNDE;
Reconhecimento local e em diversas mídias nacionais.

                          

Muitos atletas se destacaram na Escolinha do Ferreirinha, mais a maior revelação do projeto, atualmente, é a filha do treinador e a primeira corredora de Flamengo. Náviny, de 13 anos.
“É difícil ganhar um medalha, mas temos sempre que confiar em nós mesmos. A minha família me apoia muito, o atletismo é a minha vida. Se não fosse pelo esporte, eu não teria essa felicidade e toda essa saúde... Meu sonho é ser uma grande atleta – Náviny, 13 anos.
(Semec)

Reportagem do Sportv apresentando o projeto.





Atualizado em 08/06/2014.

No último dia 07/06/ o programa do Luciano Huck, através do quadro "Um por todos e todos por um" proporcionou uma grande surpresa para Ferreirinha. O Sonho de ferreirinha era ampliar seu centro de atletismo e receber mais crianças da comunidade de Flamengo, aumentar de 70 crianças para 300 crianças. Um sonho grande, considerando as instalações físicas  e as condições econômicas do centro. A produção do programa tomou conhecimento, foi até lá, mobilizou a comunidade e com ajuda dos patrocinadores do programa e organização, deram um susto bacana em Ferreirinha.

Reformaram e ampliaram tudo: sala de estar, academia, banheiros, sala de ginastica, secretário, pista de atletismo. Enfim, ampliaram o que já tinha e reformaram o que já existia. Um grande presente para Ferreirinha e sua comunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.

Sentimento de Eternidade.

Tenho 61 anos, mas, por dentro, no mais profundo do meu ser, muitas vezes não me sinto com essa idade. Não falo apenas da vitalidade do corp...