O câncer¹ vem crescendo muito, pelo menos a meu redor. São inúmeros amigos e parentes perdidos pra essa doença maligna. Imagino que doenças têm, na sua causa, um fundo emocional e um fundo do ambiente que nos cerca. Incluamos, no meio dessa equação, a principal causa: a alimentação. Por conseguinte a educação que recebemos. Os médicos sempre consideram o fator hereditário como o fator de maior peso... Quem sou eu pra descordar!! Só percebo que o grande aumento do câncer, a cada dia que passa, esse número de casos só aumenta. Meu ponto é que a educação recebida, relacionada a nosso corpo, é muito falha, é ineficaz. Entendo educação num contexto de teoria, aplicação, exercícios e avaliação. Elementos do conjunto, todos interligados gerando um produto.
Ao andar pelas ruas, basta olhar pros lados e veremos como as pessoas estão gordas e lentas.O desenvolvimento e crescimento da indústria de alimentos, agregado à correria da vida urbana das grandes cidades casaram muito bem, o resultado são pessoas comendo o que não faz bem algum. Esse é o resultado de uma (des)educação que estamos recebendo. Mais forte que a educação está mídia nos bombardeando, vendendo quilos de sódio e açucares. Depois nos indica academias com séries de exercícios milagrosos. Já repararam o número de farmácias nas grandes cidades? Andando de Copacabana ao Leblon, passando por Ipanema, pela principais vias, contei mais de 120 farmácias, sem entrar nas galerias e centros comercias, só nas ruas!
Não seria mais fácil ensinar nossas crianças, desde pequenas? Ensinar que o principal canal de entrada de doenças em nosso corpo é a boca! Infelizmente há um corporativismo entre médicos, industria de alimentos e laboratórios. Ambos respeitam uma ética de não ofender o trabalho do outro, e nós entramos cada mais pesados nos consultórios medicos. Claro tem a questão do prazer, muitas vezes comemos porque é gostoso. Mais uma vez digo, o problema seria minimo se fosse ensinado nas escolas, na infância.
Outro dia li uma matéria interessante. Uma jovem emagreceu mais de 20 quilos, só porque mudou de cidade. Saiu do Rio de Janeiro e foi morar em Paris, na França. Obrigada a mudar de cidade por causa de um curso, acabou adquirindo hábitos saudáveis.Leia matéria na íntegra. Hábitos, somente hábitos!
Outro dia li uma matéria interessante. Uma jovem emagreceu mais de 20 quilos, só porque mudou de cidade. Saiu do Rio de Janeiro e foi morar em Paris, na França. Obrigada a mudar de cidade por causa de um curso, acabou adquirindo hábitos saudáveis.Leia matéria na íntegra. Hábitos, somente hábitos!
Oxalá possamos dar um choque de ordem em nossas gulas e parar um pouco com o comer por comer. Isso vai nos levar a morte, e o pior acabamos gerando filhos já doentes, impregnados de substancias, muitas vezes condenados antes de nascer. Oxalá quebremos essa cadeia de maus hábitos alimentares.
1.Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a serem muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando inter-relacionadas. As causas externas referem-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de uma sociedade. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Os tumores podem ter início em diferentes tipos de células. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas. (Inca)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.