domingo, 3 de maio de 2009

Gripe suína.

A gripe suína ou gripe porcina é uma doença causada pelo vírus H1N1, uma combinação das cepas dos vírus suíno, aviário e humano. A contaminação se dá do porco contaminado ou objetos contaminados para o humano. A OMS preocupa-se, particularmente, com a capacidade de o vírus se transmitir de homem para homem. Todos os casos constatados no México procedem do contágio humano, segundo o ministério mexicano da Saúde.





Em 2009, em meio à um quase surto da doença, o governo mexicano anunciou 100 mortes confirmadas causadas pelo H1N1 e 1600 casos suspeitos o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar que a doença é uma "emergência na saúde pública internacional", e ter grandes chances de se tornar uma pandemia.Tela de computador mostra imagens de scanner que detecta temperaturas de passageiros que chegam de voos internacionais no aeroporto de Bali, na Indonésia; o governo tem reforçado o controle contra possíveis epidemias de doenças depois que dezenas de pessoas morreram infectadas no México pela gripe suína Sonny Tumbelaka/AFPForma de contágio.

Forma de contágio:


  • O vírus da gripe suína tipicamente afecta porcos, não humanos. A maioria dos casos ocorre quando pessoas têm contacto com porcos infectados ou objetos contaminados circulando entre pessoas e porcos.


  • Porcos podem ser infectados por gripes humanas ou aviárias. Quando um vírus da gripe de diferentes espécies infecta porcos, eles podem se misturar dentro do animal e novos vírus mutantes podem ser criados.


  • Porcos podem repassar vírus mutantes de volta para humanos e eles podem ser transmitidos de humanos para humanos. A transmissão entre humanos é mais difícil do que em uma gripe convencional.


  • Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 71 graus Celsius mata o vírus da gripe suína, assim como outros vírus e bactérias.




Sintomas:

Assim como a gripe humana comum, a suína apresenta os sintomas: febre, cansaço, fadiga, dores pelo corpo e tosse. Existe vacina para os porcos, porém ainda não se descobriu uma que possa ser utilizadas pelos humanos. De acordo com a OMS, o medicamento antiviral oseltamivir, em testes iniciais mostrou-se efetivo contra o vírus H1N1.



Fonte: Wikipédia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.

Uma Fé Extraordinária - John Harper

                                                              John Harper, a esposa e filha - Google Fotos. No livro “The Titanic's Last...