Da France Presse.
A fome afeta atualmente 1,02 bilhão de pessoas, quase um sexto da população mundial, segundo um relatório da FAO, a agência da ONU para a Agricultura e a Alimentação, divulgado nesta quarta-feira (14) em Roma por ocasião da Semana Mundial da Alimentação.
Jacques Diouf, diretor geral da FAO, lamentou os números:
- Nenhuma nação está livre e, como sempre, são os países mais pobres, e as populações mais desprotegidas, aqueles que mais sofrem.
O relatório foi realizado em conjunto com o Programa Mundial de Alimentos (PMA) e apresentado às vésperas do Dia Mundial da Alimentação, na próxima sexta-feira (16).
A maior parte das pessoas desnutridas se encontra na região Ásia-Pacífico (642 milhões), seguida da África subsaariana (265 milhões), América Latina (53 milhões) e da região que compreende o Oriente Médio e o norte da África (42 milhões). Nos países desenvolvidos, 15 milhões de pessoas sofrem com a fome.
Como alimentar o mundo
Durante esta semana, 300 especialistas se reúnem em Roma, sede da FAO, para debater o tema "Como alimentar o mundo em 2050".
A população mundial passará de 6,8 bilhões de pessoas atualmente a 9,1 bilhões em 2050, segundo as projeções mais recentes da ONU.
Na quinta-feira, Diouf apresentará o que chamou de "caixa de ferramentas" para ajudar os países a implementar programas de luta contra a fome.
Na sexta-feira, durante o dia batizado de "Alcançar a segurança alimentar em tempos de crise", cinco novos embaixadores da boa vontade serão nomeados: o múltiplo medalhista de ouro olímpico americano Carl Lewis, o estilista francês Pierre Cardin, o jogador de futebol francês Patrick Vieira e as cantoras Anggun, da Indonésia, e Fanny Lu, da Colômbia.
De 16 a 18 de novembro, Roma receberá uma reunião mundial sobre a segurança alimentar.
Desculpe-me as ilustrações, mas tenho que mostrar. Muitas vezes ouvimos falar, alguém comenta ao nosso lado, mas na verdade, na grande parte das ocasiões, não registramos a realidade grandiosa da fome no mundo. Ainda mais que nos últimos 4 anos o Brasil vem diminuindo seus índices de fome. Mas o programa Fome Zero do governo ainda engatinha.No mundo a fome vem aumentando! Como podem ver nas matérias publicadas acima.
Para quem quer participar, a IASD através da ADRA lançou uma campanha linda e faz um pouquinho para diminir esse número e precisará muito da ajuda dos amigos. Mais informações clique aqui. Amigos,01(uma) pessoa em 06 (seis) passa fome hoje no mundo. Não é brincadeira não.
Muito bacana e oportuno este assunto, meu amigo. Divulguei tb umas fotos no meu album do orkut e tive poucos comentários. As fotos são realmente chocantes,as pessoas não gostam de ver. Por isso mesmo deve-se divulgar, deve-se mostrar que o mundo tá cheio de gente precisando de ajuda. Se cada uma ajudasse um pouquinho, o pouquinho viraria um tantão e faria diferença.
ResponderExcluirVamos divulgar.
Bjs e Feliz Sábado!