quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Os Teus Olhos viram meu corpo ainda informe...

No livro 'A Child is Born' ('Nasce uma criança'), o fotógrafo sueco Lennart Nilsson retrata as várias fases da gestação.Aos 87 anos, Lennart Nilsson é um dos mais respeitados fotógrafos de medicina do mundo, tendo sido um dos primeiros a registrar o HIV e o vírus da SARS.


Numa homenagem a esse momento tão sublime da vida e tão mágico, que as mulheres podem descrever melhor, atrevo-me a dar minha versão numa composição de fotos e de um salmo lindoSalmo 139.



Aqui, um óvulo pronto para ser fecundado


13 Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe.


Após a fertilização, começa uma intensa multiplicação das células. Nesta imagem, o embrião tem apenas 4 dias e possui entre 16 e 32 células, no estágio conhecido como mórula.



6 Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta, que não a posso atingir.


Cerca de 20 dias depois, o coração já está formado e batendo por conta própria.



15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.



Às dez semanas de gestação, o embrião passa a ser considerado um feto e mede cerca de 30 mm. Sua coluna vertebral já está formada e é visível.


16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia.



Por volta das 20 semanas, uma fina camada de pelos, conhecida como lanugo, recobre o feto para protegê-lo durante seu desenvolvimento no útero. Muitos bebês ainda estão cobertos quando nascem.


14 Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.

 
O reflexo de sugar acompanha o bebê desde dentro da barriga da mãe, como mostra esta foto.


2 Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
3 Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
4 Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó SENHOR, tudo conheces.
5 Tu me cercaste em volta e puseste sobre mim a tua mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.

Uma Fé Extraordinária - John Harper

                                                              John Harper, a esposa e filha - Google Fotos. No livro “The Titanic's Last...