A partícula de Deus seria teoricamente uma fração do átomo que daria massa ao mesmo, ela na realidade ainda não foi comprovada pela ciência, apenas se especula que ela exista, para entender melhor, sem dificultar seu entendimento (afinal ninguém é obrigado a ser físico para poder entender o que a ciência busca para explicar as nossas origens), vamos explicar em que se baseia esta teoria:
Antigamente se acreditava que o átomo seria a menor subdivisão da matéria, até descobrir que este mesmo poderia ser sub-dividido em mais 16 partes, e dai surgiu a Física Quântica, que estuda justamente estas subdivisões, porém estas partículas ainda possuem massa, ou seja, alguma coisa nelas atribui a sua massa, então Peter Higgs elaborou mais claramente a teoria sobre sua existência, explicando o porque de ele provavelmente existir, e explicar porque que mesmo as subdivisões do átomo ainda possuem massa.
Desde então esta partícula foi chamada de Bóson de Higgs em homenagem ao Peter Higgs, e de lá pra cá os cientistas não tem medido esforços (e nem orçamentos) para encontrá-la e provar sua existência física. Tudo indica que chegaram a alguma conclusão e anunciaram isso hoje. Nesta quarta-feira, 4, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês) anunciou em Genebra o mais importante indício da existência do bóson de Higgs, a partícula que, para muitos, fecharia a explicação sobre a formação do Universo.
Add caption |
Atualmente o CERNE é o instituto responsável por sua detecção, para isso foi construído o maior acelerador nuclear do mundo o LHC,(foto) um enorme túnel de 27km que poderia teoricamente detectar sua existência.
Essa teoria foi proposta em 1964 por seis cientistas, incluindo um chamado Peter Higgs (foto), que propôs uma explicação para as propriedades da massa.A forma como o campo de Higgs deu massa às demais partículas é comparável por muitos físicos à forma como a água de uma piscina dificulta o movimento à medida que nadamos. Se partículas não tivessem massa — que é a resistência de um objeto a mudanças de velocidade — elas estariam viajando pelo Universo à velocidade da luz.
Ela inicia uma nova era na Física e abre o portal para um novo entendimento do Universo. Também marca uma das mais longas, mais caras e mais difíceis pesquisas da história da Ciência.Se os cientistas tiverem sorte, poderão ter um novo conhecimento sobre como o Universo começou. Uma em dez milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.