sábado, 19 de janeiro de 2013

Ética e etiqueta na web.



O acesso a um grande número de informações com ideias e culturas diferentes pode influenciar o desenvolvimento moral e social das pessoas. A criação da web e posteriormente das redes sociais tem beneficiado muito a globalização, mas também cria a interferência de informações entre culturas distintas, mudando assim a forma de pensar das pessoas. Isso pode acarretar tanto uma melhora quanto um declínio dos conceitos da sociedade, tudo dependendo das informações existentes na Internet. A irresponsabilidade e o despreparo na utilização desse volume de informações pode fazer mal, muito mal a uma sociedade ocasionando muitos problemas.

O usuário da Internet deve ter um mínimo de ética, e tentar, sempre que possível, colaborar para o desenvolvimento da mesma. O usuário pode colaborar, tanto publicando informações úteis ou melhorando informações já existentes, quanto preservando a integridade desse conjunto, referindo-se sempre ao autor da informação, atualizando e respeitando a ideia original.


Etiqueta.
É você agir de modo a não incomodar as pessoas. O que é normal pra mim pode não ser para o outro, devemos então estar preparados para ver e ouvir horrores numa escala bem maior, devemos ter cuidado para não ser o autor desses horrores. A regra pra não cometer esse erro é se perguntar se gostaria que publicassem sua foto nessa posição ou se gostaria que dissessem isso sobre você. Numa rede social procure dividir seus seguidores em grupos. O que agrada a um grupo pode não agradar a outro, dessa forma não correrá o risco de ofender as pessoas de graça.

Gravadas em granito eletrônico.
A internet tem um alcance imaginável por nós. O que dizemos num chat ou num comentário de uma Rede Social atinge um universo de pessoas e culturas. Precisamos medir o que for dito, uma vez escrito fica gravado. Se nossa opinião mudar daí em diante teremos que arcar com as consequências.
Já recebi e-mail que não era pra mim, olha que chato! A sorte do emissor que mantive sigilo das informações ali contidas, era uma bronca contundente de um chefe em seu subordinado, que por coincidência, tinha o mesmo nome que eu.

Politicamente correto.
Vivemos uma época de caças às bruxas, tudo que dissermos pode nos causar problemas sérios. Ao comentarmos algo, devemos nos fazer algumas perguntas. Tal como: será que estou ofendendo alguém? Vale a pena comprar essa briga? Essas e outras perguntas devem ser feitas antes de clicar o botão enviar. Religião, times de futebol, etnias, sexo são assuntos recheados de tabus  Devemos entender que nem todos ali enxergam as coisas como nós entendemos. Dizer que prefere as loiras pode ofender as morenas e vice-versa e ser interpretado como racista. Confessar sua fé com fervor pode leva-lo a ser acusado de radical fundamentalista. Se você desaprovar determinado comportamento pode ser chamado de careta, medieval, retrogrado. Isso é um problema! A mesma tecnologia que ampliou a capacidade de discussão e opinião, é a mesma que faz com as pessoas tenham uma opinião pela média, tolhida.

Fotos.
Cuidado com as fotos particulares compartilhadas. Você não imagina quanto tempo esse material ficará disponível e como poderá ser usado por terceiros. Sua imagem hoje pode lhe agradar, mas amanhã pode ser a imagem que não gostaria. Imagina seu chefe vendo suas baladas, seu comportamento exagerado. Ou ainda sua nova namorada vendo suas fotos antigas em situações não tanto samaritanas! Tenho visto fotos de gente se gabando, em galera botando pra quebrar  Em todas as fotos o sujeito aparece segurando uma bebida, imagina um empregador vendo isso ao pesquisar seu perfil na web? Não precisa nem falar do cidadão que publica fotos do seu carrão do ano, revelando particularidades do veículo que os ladrões adorariam saber.. Outra! Fotos dendro de casa, um erro grave. Não diga onde está, nem que está indo, apenas fale quando já saiu de lá!


Referencias:
Wikipédia
Mario Persona (Tv Barbante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.

Uma Fé Extraordinária - John Harper

                                                              John Harper, a esposa e filha - Google Fotos. No livro “The Titanic's Last...