segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Um segredo grande - Margot Woelk.

Margot 95 anos hoje - arquivo pessoal.
Margot Woelk guardou pra si mesma um segredo daqueles. Somente agora, aos 95 anos de idade, esta senhora alemã acaba de revelar ao Daily Mail  que foi umas das das 15 "provadoras" a serviço de Adolf Hitler, ela era obrigada a provar toda e qualquer comida antes do ditador comer.
 Tudo começou em 1942, quando seu apartamento em Berlim sofreu um grande bombardeio. Margot Woelk  deixou a capital do Reich às pressas e se abrigou em Gross Partsch, na Prússia Oriental (hoje Polônia ). Ná época seu marido servia no front. Ela acabou sendo recrutada à força pelo exercito de Hitler, a SS. 

    
    
Hitler com sua amante Eva Braun. Foto:Alamys
"Não tínhamos escolha. É claro que eu tinha medo. Se a comida tivesse veneno eu não estaria aqui hoje. Éramos forçadas a comer, não tínhamos saída", contou Margot, em entrevista. 

"Entre 11h e meio-dia, tínhamos que provar a comida. Só depois que todas as 15 experimentassem a refeição, ela era levada para o quartel-general da SS", relatou. 

Jantar: Adolf Hitler sentado com oficiais alemães em 1945 Foto:Alamys
Hitler e seus oficiais se sentar em uma mesa com frutas e legumes frescos, 
A provadora contou que Hitler exigia comida bem fresca e gostava de comer aspargos com pimenta e ervilha, servidos com arroz e salada. O algoz era vegetariano, ela nunca viu carne em suas refeições, muito menos cigarros e álcool  Ai de quem fumasse em sua presença. Seus oficiais tinham ordens expressas proibindo o uso de cigarros e bebidas. Margot desempenhou a função até a tentativa de assassinato de Hitler feita pelo oficial Claus von Stauffenberg, em julho de 1944 - episódio levado ao cinema no filme "Operação Valquíria", estrelado por Tom Cruise, em 2008. Margot Woelk conseguiu escapar graças à benevolência de um oficial superior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.

Uma Fé Extraordinária - John Harper

                                                              John Harper, a esposa e filha - Google Fotos. No livro “The Titanic's Last...