Margot 95 anos hoje - arquivo pessoal. |
Tudo começou em 1942, quando seu apartamento em Berlim sofreu um grande bombardeio. Margot Woelk deixou a capital do Reich às pressas e se abrigou em Gross Partsch, na Prússia Oriental (hoje Polônia ). Ná época seu marido servia no front. Ela acabou sendo recrutada à força pelo exercito de Hitler, a SS.
Hitler com sua amante Eva Braun. Foto:Alamys |
"Não tínhamos escolha. É claro que eu tinha medo. Se a comida tivesse veneno eu não estaria aqui hoje. Éramos forçadas a comer, não tínhamos saída", contou Margot, em entrevista.
"Entre 11h e meio-dia, tínhamos que provar a comida. Só depois que todas as 15 experimentassem a refeição, ela era levada para o quartel-general da SS", relatou.
Jantar: Adolf Hitler sentado com oficiais alemães em 1945 Foto:Alamys |
Hitler e seus oficiais se sentar em uma mesa com frutas e legumes frescos, |
A provadora contou que Hitler exigia comida bem fresca e gostava de comer aspargos com pimenta e ervilha, servidos com arroz e salada. O algoz era vegetariano, ela nunca viu carne em suas refeições, muito menos cigarros e álcool Ai de quem fumasse em sua presença. Seus oficiais tinham ordens expressas proibindo o uso de cigarros e bebidas. Margot desempenhou a função até a tentativa de assassinato de Hitler feita pelo oficial Claus von Stauffenberg, em julho de 1944 - episódio levado ao cinema no filme "Operação Valquíria", estrelado por Tom Cruise, em 2008. Margot Woelk conseguiu escapar graças à benevolência de um oficial superior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.