sábado, 12 de julho de 2014

Sir Nicholas Winton - um herói anônimo.

Sir Winton hoje com 105 anos.
Sir Nicholas Winton era um herói anônimo que felizmente, deixou essa condição a partir das descobertas de sua esposa. Nascido em Londres, em 1909,  Sir Nicholas Winton desafiou o poder nazista em  1938 organizando sozinho o resgate de 669 crianças judias da antiga Checoslováquia, levando-as para Inglaterra, antes da 2ª Guerra Mundial começar.

Pouco antes do Natal de 1938, Winton estava prestes a viajar de férias para uma estação de esqui na Suíça, quando decidiu viajar à Praga na Checoslováquia  para ajudar um amigo, Martin Blake, que estava envolvido no refugio dos judeus. Lá ele, sozinho, estabeleceu uma organização para ajudar as crianças de famílias judias em risco dos nazistas. Ele montou um escritório em uma mesa de jantar em seu hotel em Wenceslas Square. Em novembro de 1938, pouco depois da Kristallnacht, a Câmara dos Comuns aprovou uma medida que permitiria a entrada de refugiados com menos de 17 anos de idade na Grã-Bretanha, se esses tivessem um lugar para ficar e uma garantia de £ 50 por mês.

O vídeo abaixo produzido pelo Programa Fantástico registra uma linda homenagem a Sir Nicholas Wintons. De emocionar qualquer um!! Chorei com a homenagem! Ainda mais porque ele não imaginava, que todas as pessoas do auditório,  tiveram suas vidas salvas por ele.


Após Kristallnacht em novembro de 1938, o governo holandês fechou oficialmente as suas fronteiras a todos os refugiados judeus.Um obstáculo importante foi conseguir essa permissão oficial, as crianças estavam cruzavam em balsas para a Holanda.

Winton, no entanto, conseguiu, graças às garantias de que ele tinha obtido dos britânicos. Após o primeiro trem, as coisas correram relativamente bem atravessar a Holanda. Também ativo em salvar crianças judias - cerca de 10.000, principalmente a partir de Viena e Berlim e, principalmente, também através do gancho - foi a holandesa Gertruida Wijsmuller-Meier, para que a situação das crianças judias era bem conhecido na Holanda. 

Homenagem a Nicholas - uma estação de trem de Praga
Winton encontrou casas para todas as 669 crianças, muitos de cujos pais morreram em Auschwitz. A mãe de Winton também trabalhou com ele para colocar as crianças em lares e albergues posteriores. Durante todo o verão ele colocou anúncios em busca de famílias para aceitá-los. O último grupo de 250 crianças, programado para sair de Praga em 1 de Setembro de 1939, não chegou com segurança; os nazistas invadiram a Polônia, marcando o início da Segunda Guerra Mundial, e as crianças foram enviadas a campo de concentração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.

Uma Fé Extraordinária - John Harper

                                                              John Harper, a esposa e filha - Google Fotos. No livro “The Titanic's Last...