domingo, 26 de julho de 2009

Evolucionismo x Criacionismo mais um raund.

Deu no blog Laboratório, da Folha: "Fiquei intrigado hoje quando meu colega Eduardo Geraque me relatou ter assistido a uma entrevista da talentosa cantora Claudia Leitte, na qual ela se declara 'criacionista'. 'Não posso acreditar que tudo aquilo que existe veio apenas de poeira cósmica', teria dito a musa do axé à apresentadora Marília Gabriela, em seu programa de TV. Não vou entrar agora na discussão sobre se a vida e o Universo são fruto das leis da física ou obra do Criador. Acho apenas importante notar que o súbito interesse das celebridades na questão revela o quanto a discussão entre criacionistas e evolucionistas já permeou meios fora da academia.
O que eu me pergunto é se o grau de publicidade que esse debate ganhou serviu para ensinar alguma coisa a alguém. A impressão que fica é que o quebra-pau acabou sendo apenas uma ferramenta de divulgação para o design inteligente e para outras ideias criacionistas pseudicientíficas."Todos sabem que esse é o tipo discussão em que ninguém entra para perder. Sobretudo quem tem uma fé a professar. Eu fico imaginando como seria o mundo se Richard Dawkins nunca tivesse escrito um livro de biologia molecular para tentar provar a inexistência de Deus. Não que Dawkins esteja errado. Ou certo. (O que, aliás, é indecidível). O problema é que essa estratégia acabou jogando o ônus da prova no colo dos cientistas - um lugar onde, definitivamente, ele não deveria estar."Agora, metade dos livros de divulgação de biólogos que chegam às livrarias não são mais livros 'sobre evolução', mas sim 'contra o criacionismo'."
Antes que me perguntem nos comentários, sou criacionista e sempre que posso pego pesado contra essa teoria de Dawkins sem nenhuma cerimônia, como podem já ter percebidos nas matérias que post aqui. Mas nunca desrespeito ninguém! Meu patrão é um evolucionista e sempre que pode me provoca, fecho a cara e abro a caixa de ferramentas pro debate, ele foge e esconde os livros. Há 3 anos ele ensaia tentar me convencer, não sei onde isso vai dá. Só sei que sou muito convicto no que acredito e quem quiser experimentar que arrisque. Na ciência tudo muda muito, poderia enumerar aqui quantos conceitos científicos já caíram por terra, agora mesmo plutão deixou de ser planeta. Há até uma piada: "bastou um brasileiro ir ao espaço e já sumiu um planeta".
Mas gostaria de avisar que estou na briga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.

Uma Fé Extraordinária - John Harper

                                                              John Harper, a esposa e filha - Google Fotos. No livro “The Titanic's Last...