quinta-feira, 23 de julho de 2009

15 de Julho - Dia Nacional da Saúde do Homem.

Apesar de já ser passado ainda estou esperando os parabéns pelo meu dia, 15 de julho é o dia nacional da Saúde do homem. Mulheres têm seu dia e já há três anos se comemora o dia do homem no Brasil, podemos dizer assim. Mas brincadeiras a parte, minha linda e atenciosa esposa lembrou, já é tudo.

A data foi criada há 10 anos pelo ex-presidente russo Mikhail Gorbachev e apoiado pela Organização das Nações Unidas em Viena. O dia 15 de julho foi escolhido para comemorar o Dia Nacional do Homem, em virtude de coincidir com o dia da Primeira Cruzada, onde os homens se uniram, com o objetivo duplo de auxiliar os cristãos ortodoxos do leste e libertar Jerusalém e a Terra Santa do jugo muçulmano. Na verdade, não foi um único movimento, mas um conjunto de ações bélicas de inspiração religiosa, que incluiu a Cruzada Popular, a Cruzada dos Nobres, a Cruzada Germânica e a Cruzada de 1101.

De acordo com os criadores do Dia Nacional do Homem, os homens devem denunciar a discriminação que sofrem em áreas como educação e saúde públicas, família, direito, mídia, entre outras, projetando uma imagem positiva de si mesmos na sociedade, destacando suas contribuições. O Dia Nacional do Homem é celebrado através de seminários públicos, atividades escolares, programas de rádio e televisão, passeatas e marchas pacíficas, debates, e mostras de arte. Os pioneiros da data alegam que não querem se contrapor ao Dia Internacional da Mulher, apenas querem destacar as experiências masculinas na sociedade, como aquela data faz com as conquistas femininas. Cada ano a celebração da data enfoca um tema diferente, como, por exemplo, 2002 foi o ano da saúde masculina e 2007 foi o ano do perdão e da cura.


O engraçado é que tem gente contra. Pode um negócio desses?! O sociologista australiano Michael Flood, conhecio por sua posição extremamente feminista, iniciou uma campanha contra o Dia Internacional do Homem em 2004. Para ele, a data seria uma celebração do "machismo". Para Phil Gouldson, da Men's Health and Wellbeing Association (Associação de Saúde e Bem-Estar Masculino), as afirmações de Flood "reforçam a necessidade" da data.


2 comentários:

  1. Lu e Roberto,ganhei um selinho especial e queria dividi-lo com vcs...Passe na minha página para pega-lo.Beijocassss

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu dia! Beijocaaaaaaa...

    ResponderExcluir

Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.

Uma Fé Extraordinária - John Harper

                                                              John Harper, a esposa e filha - Google Fotos. No livro “The Titanic's Last...