segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Corpo de aço e cabeça de barro.

Meu time vai mal das pernas!Não consegue ganhar de ninguém, não consegue colocar a bola pra dentro do gol. A bobeira que escutei hoje chegando ao trabalho é que a Elisa Samúdio estaria aterrorizando o time. rs! Pura maldade de uma ingenuidade impar!

Parece-me mais um problema de preparo psicológico, coisa de cabeça. O Brasil tem hoje uma das melhores preparações físicas do mundo, sua fisiologia e fisioterapia não devem nada para Inglaterra, Alemanha ou USA. Todo grande clube de futebol tem hoje seu departamento médico com excelentes profissionais, clubes como Flamengo, São Paulo, Internacional, Vasco, Atlético Paranaense e etc. Mas não vi e não conheço anenhum com um departamento de psicologia! Todos eles tem psicólogos dando palestras, as tais palestras motivacionais, mas nenhum profissional trabalhando dedicado, no dia a dia do clube. As categorias de base precisam muito desses profissionais.

Os Clubes têm preparado homens de aço, mas com cabeças de barro. Atletas fracos emocionalmente, incapazes de lidar com a derrota, com a frustração. Episódios recentes revelam atletas incapazes de lidar com pressões normais ao esporte. Os meninos da vila parecem deslumbrados, não toleraram as críticas de alguns torcedores e xingaram torcedores pelo twitter. O treinador da seleção descuidou-se da cabeça e perdeu-se como se fosse um incompetente rabugento. Haverá quem discorde, mas o Dunga foi para o maior torneio de futebol do mundo descontrolado emocionalmente e sucumbiu à uma Holanda muito mais preparada. O Flamengo, que recentemente ocupou as páginas policiais, não tem cuidado de seus atletas. Está à beira de um rebaixamento histórico e não sabe quando esse descontrole começou. Eu respondo: na base, setor do clube, que o seu novo diretor executivo de futebol, Zico tem dado prioridade. Não soube identificar os problemas do seu goleiro Bruno e não está contendo as emoções oriundas desse desgaste. Até minha esposa teve dificuldades para lidar com a situação, e ela não conhecia o goleiro pessoalmente, imaginem o Leo Moura, Juan amigos próximos do Bruno? O trauma está aí até o momento, é o que faz o time não caminhar no campeonato.

Que sujeito fraco, emocionalmente, vira um milionário da noite pro dia e não se descontrola? Esses jovens não foram preparados pra isso, na base não receberam qualquer preparo dado por especialistas. Defendo um departamento de psicologia nos clubes com profissionais, o tempo todo, dedicados 12 horas por dia, trabalhando tanto nos profissionais como nas categorias de base. Aproveitemos o momento olímpico e vamos formar melhor nossos atletas. Não tem como ainda persistir essa situação, está na hora de acordar!

5 comentários:

  1. Perfeito!!!!!!!!!!! Sabe Beto não concordo com fantasmas,mas concordo plenamente com a triste situação do Bruno ter causado grande parte dos problemas que hoje acontece no clube,como você mesmo postou se eu que não conhecia o Bruno fique comovida(acho q grande parte da torcida também ficou!) imaginem seus companheiros mais próximos...Tomara que essa situação se reverta o mais rápido possível, e quanto aos meninos da Vila concordo plenamente com você! Mas uma vez ,parabéns pela postagem.Bjos.Luciana

    ResponderExcluir
  2. Nessa horas, é dificil, mas devemos separar a pessoa do ato. Do contrário o trauma permanecerá mais tempo. Todo o elenco do Flamengo, que teve contato com o Bruno, deveria visitar o Bruno, em grupo ou não. Uma coisa é o ser humano, que ajudou a tantas glórias, outra é o ato, do qual nem foi julgado ainda. O fato de visitá-lo não que dizer que concordam com o que ele possa ter feito, mas fala alto no íntimo de cada um. O perdão é um santo remédio. O Bruno precisa disso e todo o elenco precisa mais ainda. É a forma mais rápida de tragar esse trauma. A Patricia deveia pensar e fazer isso. Aposto que as vitórias desabrochariam!

    Bjs! Meu Amor! Vlw pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. é muito bom sermos humanos uns com os outros.

    ResponderExcluir
  4. é muito bom sermos humanos uns com os outros.

    ResponderExcluir
  5. Hermínia é uma grande verdade, infelizmente só aprendemos essa lição na dor, ou melhor, com dor.

    Nossa mentes não são preparadas para esses reveses da vida, os traumas são invíveis aos olhos.

    Obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir

Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.

Uma Fé Extraordinária - John Harper

                                                              John Harper, a esposa e filha - Google Fotos. No livro “The Titanic's Last...