quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Podemos controlar nossas emoções?


Desde que me conheço como gestor de pessoas, que tento responder esta pergunta. Oh coisa difícil!! Minha esposa diz que já obtive algum sucesso, sinceramente, acho que é muito pouco, mas venho tentando. Admito que já resolvi muitos traumas particulares, o que dá alguma experiência para saber tratar com nossas emoções. Saber adequar métodos treinamento e métodos motivacionais com o saber lidar com traumas alheios de cada pessoa, ajuda também muito. Afinal um bom gestor de pessoas tem por objetivo fazê-las produtivas, além de mantê-las motivadas e seguras.

Mas o que fazer quanto sua conta emocional é assaltada? Sim, pois quanto sofre-se uma decepção, uma frustração, uma violência, uma traição, qualquer abalo emocional, sacam-lhe seu saldo emocional. Um dia, prometo, falo dessa teoria.

O que quero apresentar é um método que já se usa nos consultórios de psicologia do Brasil para ajudar a controlar as emoções. Maiores detalhes poderão ser obtidos no site EMDR Home. Abaixo um pequeno resumo para os amigos que curtem o blog.

O que é EMDR? (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) Uma das técnicas mais modernas no tratamento psicológico do momento. Foi criada na década de 80 pela americana e psicóloga Francine Shapiro. Através de movimentos oculares e estímulos bilaterais específicos (dos hemisférios cerebrais) há uma dessensibilização e uma reprogramação (reprocessamento) mental. As vivências, lembranças e sensações do passado, quando traumáticas, ficam registradas na mente de forma negativa e cheias de dor. Através do EMDR é possível que haja uma mudança significativa nas lembranças do passado ao invés de ficarem armazenadas de forma negativa no pensamento.

O objetivo do EMDR é mudar a forma com se pensa de um fato passado ruim, deixando de forma mais amena e mais simples aquilo que já foi. Fatos passados negativos precisam de elaboração mental. Com o EMDR é possível uma mudança e transformação do que não está bom e que não é adequado para o presente. O que aconteceu de negativo faz parte do passado e realmente pode ficar para trás, não há necessidade de permanecer na mente no momento atual. E, além disso, é possível ficar mais distante daquilo que já foi. O EMDR ajuda as pessoas a resgatar a felicidade, o bem estar, a alegria e o autocontrole das emoções. Com isso, é possível prosseguir de bem com a vida. Você certamente pode ficar mais confiante, mais seguro com você mesmo.

Com o uso da técnica e dos exercícios, em pouco tempo, a pessoa que passa pelo processo tem a sensação de maior segurança no controle emocional. Os fatos perturbadores e traumáticos são sentidos de forma mais leve e é possível ter uma perspectiva mais otimista e alegre da vida. Certamente, essa superação é uma conquista para o processo de desenvolvimento pessoal. O passado deixa de ser tão negativo, o presente se torna melhor e o futuro passa a ser visto com mais opções, cheios de novas possibilidades para se viver bem a vida. É possível desejar melhores coisas para si e para os outros.

Um comentário:

  1. Aprendi ao longo da minha carreira que sensibilidade é o melhor caminho para que acertemos com nossos liderados.Cada pessoa é uma com todas as suas alegrias e traumas,conforme vc falou.E todas as vezes que consegui enxergar de verdade essa pessoa,consegui tomar o caminho correto.Claro que nem sempre tomo as decisões certas e isso é penoso para nós,líderes que querem construir algo de positivo no dia a dia de uma pessoa.Mas a gente vai tentando,acertando e errando,pois assim é a vida...Um beijo querido amigo.

    ResponderExcluir

Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.

Uma Fé Extraordinária - John Harper

                                                              John Harper, a esposa e filha - Google Fotos. No livro “The Titanic's Last...