sábado, 6 de outubro de 2012

As Gerações Baby Boom, X,Y, Z - Perfil Comercial.

Antigamente uma geração era definida a cada 25 anos, porém, nos dias de hoje, já não se espera mais um quarto de século para se instaurar uma nova classe genealógica. Atualmente os especialistas apontam que uma nova geração surge a cada 10 anos apenas. Nas empresas, isso implica em pessoas de diferentes idades e costumes vivendo em um mesmo ambiente de trabalho, trocando experiências e gerenciando conflitos em períodos cada vez menores.


A chamada geração “baby boomers” se refere aos nascidos entre 1943 e 1960, em famílias com renda consolidada e padrão de vida mais estável. São consumidores pouco influenciáveis por marcas, têm preferência por qualidade à quantidade e por produtos duráveis, e apresentam firmeza e maturidade nas decisões. Para eles o preço não é visto como delimitador ao perseguir um desejo. Os “baby boomers” também utilizam experiências passadas como exemplo para consumo futuro.

A “geração X” é composta pelos nascidos entre 1960 e 1980 com perfil um pouco mais individualista sem, contudo, perda de convivência em grupo. Esse grupo tem pessoas mais maduras, que lutam por seus direitos e por liberdade. Por outro lado, nota-se aqui um respeito em menor grau à família do que em outras gerações, em contraponto a uma valorização de indivíduos do sexo oposto e ruptura com as gerações anteriores.



Na “geração Y” estão indivíduos nascidos entre 1980 e 2000. Os principais traços do perfil são a conectividade, busca por informação fácil e imediata, preferência por computadores a livros, emails a cartas. Os indivíduos dessa geração digitam em vez de escrever, passam, grande parte do tempo, conectados a redes de relacionamento, e têm o hábito de compartilhar informações; são multitarefas, estão sempre em busca de novas tecnologias e não são fiéis a marcas.


Por fim, a “geração Z” reúne os nascidos entre 1990 e 2009. Eles têm perfil altamente tecnológico e multitarefas em um mundo quase essencialmente virtual. Para esses indivíduos, prevalece a obsolescência (as coisas perdem valor rapidamente), falta de expressividade na comunicação verbal e baixa interação social. Especialistas divergem sobre as datas de início e fim das gerações Y e Z, você vai encontrar períodos diferentes..

Fonte: site  Baby Boom Care

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.

Uma Fé Extraordinária - John Harper

                                                              John Harper, a esposa e filha - Google Fotos. No livro “The Titanic's Last...