foto revista VEJA |
Uma das obras mais esperada pelos moradores da cidade do Rio de Janeiro, finalmente vai sair do papel. Não era sem tempo, desde adolescência que espero, a partir da inauguração do Barra Shopping (26 de outubro de 1981) que esperamos um transito melhor para a Barra da Tijuca, zona oeste. A obra já está atrasada, pelo menos uns 6 meses, mas isso é normal em se tratando de uma obra que envolve politica.
Para construção o governo do Estado deve gastar junto com Concessionária Rio Barra, responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca - Ipanema) uma bagatela de R$ 120 milhões só no Tatuzão.
O tatuzão vai perfurar os túneis subterrâneos da Linha 4 do Metrô de Ipanema à Gávea . Apesar do tamanho, o grande diferencial do “tatuzão” é que ele é discreto. O equipamento consegue escavar o túnel do metrô sem explosões, sem fazer buracos na rua e, principalmente, sem que a população perceba o que está acontecendo 12 metros embaixo da terra.
A entrega oficial do equipamento aconteceu na fábrica Herrenknecht - Tunnelling Systems, localizada em Schwanau, na Alemanha, com a presença do secretário de Estado da Casa Civil, Regis Fichtner, e representantes da RioTrilhos e da Concessionária Rio Barra.
A chegada do Tatuzão ao Brasil está prevista para o início de 2013. O equipamento será montado de março a agosto de 2013, quando deverá entrar em operação, partindo da Estação General Osório em direção à Gávea.
Com 2 mil toneladas e 120 metros de comprimento por 11,5 metros de diâmetro (o equivalente a um prédio de quatro andares), o Tatuzão escava de 15 a 18 metros de túnel por dia, quatro vezes mais rápido que os métodos utilizados anteriormente no Rio de Janeiro.
Ao mesmo tempo em que abre o buraco do metrô, o “tatuzão” instala os anéis de concreto que formam o túnel. Esse sistema aumenta a segurança porque a cratera não fica sem sustentação.
A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca – Ipanema) vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa.
Fonte: JB
Fonte: JB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.