sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Dia das Crianças - Educação.


Com todo respeito que as crianças merecem e por isso mesmo, mas no Brasil o dia 12 de outubro deveria ser lembrado como um dia de mais reflexão sobre a educação de nossas crianças do que qualquer outra coisa. 

Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos no Brasil.

Existe o Dia Mundial da Criança, é oficialmente 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. A principio deveria ser o dia da reflexão mundial, mas não se ouve falar em debate algum no Brasil.

Temos uma educação em crise e não aparece ninguém com algo que preste a ser feito. São nítidos os sinais de fracasso! Temos, em praticamente todo território nacional, sinais, dos mais variados, da falência educacional no Brasil. Alguém pode achar um exagero essa declaração!Porque talvez não tenha um caso na família ou ainda tenha filhos estudando em bons colégios, que existem graças a Deus. Mas o que vemos é aluno agredindo professore, aluno pulando de prédio, tiroteio dentro de escolas e por aí vai. E os índices do Governo? Tudo arranjado para não comprometer os governos, enquanto isso, a população acha que tudo vai bem e não liga os casos, que estão todos os dias na mídia, à falência educacional do nosso país.

Só a industria dos brinquedos tem ganhado com o dia das crianças. As crianças mesmos só ganham é perda de um tempo precioso que não voltará jamais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.

Uma Fé Extraordinária - John Harper

                                                              John Harper, a esposa e filha - Google Fotos. No livro “The Titanic's Last...