domingo, 4 de julho de 2010

Um pouco do todo.

Já me perguntaram por que esse título: Um Pouco do todo? Explicarei. A "canção Drão" do Gilberto Gil sempre me chamou bastante atenção, uma letra belíssima, de arrepiar, principalmente quando diz "...tem que morrer pra germinar..." Desde então vivi tendo essa canção como uma das minhas favoritas e pensando na letra e na genialidade do compositor. É pura verdade o que acontece com o grão de trigo e como essa analogia pode ser feita para a vida, o amor é assim. Temos que morrer pro ego para germinar em algum lugar. Quando a gente ama é assim, senão for assim não é amor, com certeza. Para termos o pão que alimenta, o grão tem que morrer, virar trigo, farinha e então pão. Nessa canção entendi o amor.

Anos depois vim a conhecer, num sermão, uma das melhores e mais impressionante parábolas da Bíblia que completava a letra do G.Gil, a parábola encontrada em Mateus13;31-32. A Parábola diz assim:"O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e lançou no seu campo. Esse grão é, na verdade, a menor de todas as sementes, mas depois de crescida é a maior das hortaliças, e se faz árvore, de tal modo que as aves vêm fazer ninho em seus ramos.”

Se o Gilberto Gil usou esse argumento e fez a música não sei, mas estava aí o conteúdo espiritual que sempre me acompanhou e não sabia, minha ideia de amor se completava e passava a ser a base de minha vida, meus relacionamentos, minha religião, minha vida. Essa parábola completava e ampliava o sentido, a melhor tradução e definição de amor para mim. Precisamos nos desprender, nos despir de tudo para provar o amor, morrer em si pra renascer.

Portando "Um pouco do todo" é isso, o objetivo era provocar reflexão na porção mais preciosa da vida: o amor.

Obs: A canção Drão numa regravação do próprio Gilberto Gil. Essa canção tem um conteúdo político para época que foi composta, anos 80, também foi uma declaração de amor pra sua esposa da época, viviam um momento dificil.

Um comentário:

  1. Como sempre, definiu tudo muito bem, meu amigo! E seu título é muito poético! Ah, sim, lembro-me bem de quanto vc gostava desta música do Gil...lindíssima!
    Bjs

    ResponderExcluir

Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.

Uma Fé Extraordinária - John Harper

                                                              John Harper, a esposa e filha - Google Fotos. No livro “The Titanic's Last...