terça-feira, 24 de agosto de 2010

Educação - Bem maior.

Existe bem maior que um pai pode deixar para um filho? Se tem alguma coisa que um pai poder desejar para seu filho deve ser educação. Quando orar ao Pai do céu, ore por sabedoria de poder conduzir seus filhos no caminho correto.

Estava a vascular a internet sobre o tema e me deparo com uma materia do site globo on line do repórter Eduardo Oliveira. está aqui reproduzirei na integrar:

Estudante pernambucana bate recorde de notas 10 nos EUA

A coragem com que pregou uma peça numa platéia americana que aplaudia suas conquistas escolares mostra uma das muitas virtudes da estudante Nayrana Carneiro: ela é decidida.

Nayrana iniciou em português o discurso feito após receber honrarias por ter batido o recorde de notas 10 no segundo-grau da Boca Raton High, na Flórida.

“Eu só queria que vocês sentissem um pouqinho do que eu senti quando cheguei aos EUA há 7 anos,” disse a bela pernambucana de apenas 19 anos.

A brincadeira não durou mais do que 30 segundos. Mas resumiu a inteligência de uma brasileira que tirou 4.0 no G.P.A. (pontuação máxima do ensino médio) e 5.3 no H.P.A., medida usada para classificar o desempenho de alunos em nível avançado.

                   Com um G.P.A. de 4.0, a pernambucana Nayrana Carneiro recebeu
bolsa integral para estudar Medicina no nordeste dos EUA. Foto: Eduardo de Oliveira

Antes da honraria, Nayrana só tinha dois sonhos: cursar Medicina na Universidade Harvard, e de um dia ser jogadora da WNBA, a liga nacional de basquete feminino nos EUA. Mesmo que não deva realizar nenhum deles, Nayrana já chegou muito longe.

O basquete teve que ser abandonado aos poucos – assim como o cinema e a praia com os amigos – tudo em nome do esforço que fez para garantir uma vaga na Universidade Darthmouth, prestigiada instituição de ensino de New Hampshire (norte dos EUA). Ela abandonou a idéia de brigar por uma vaga em Harvard depois que a Darthmouth ofereceu inscrições adiantadas aos alunos mais brilhantes. Agarrou a chance com tudo.
O interessante é que aos olhos de um garotão da sua idade, Nayrana poderia ser considerada “o pacote completo”, ou seja, muito bela e bastante inteligente.

De longe ela parece com qualquer adolescente da sua idade. De perto, o papo meio tímido, meio cabeça, salpicado de um belo sotaque recifense, conferem a Nayrana um ar de menina que intimida qualquer garoto que só pensa em festa, bebida e garotas.

Porque ela tem tudo planejado (vejam só): já sabe que vai se realizar como pediatra, quer casar e ter 4 filhos (2 naturais e 2 adotados) e já planeja estudar fora dos EUA para melhorar o seu conhecimento de idiomas.

O gosto pelos estudos, diz ela, veio mais no espanto do que pelo gosto mesmo.

“Observava o meu irmão e via o que eu não queria ser como estudante,” brinca ela.

Ela é tão decidida, que mesmo com apenas 19 anos já descreve com detalhes o que a atrai num candidato a namorado.

“Ele tem que me fazer rir muito, ser atlético, tem que gostar muito de fazer esportes, e ser inteligente. O visual não me interessa muito,” diz ela.

Mas antes de o leitor mais apressadinho se candidatar, saiba que o coração de Nayrana já tem dono. O americano Jerry, com quem namora há 7 meses, encaixa bem em todos os pré-requisitos: pratica vários esportes, tem bom humor e é estudante de Medicina.

É, meu amigo, a concorrência é dura mesmo. Mas não desanime. Veja o conselho que Nayrana dá a todos que querem ter sucesso no mundo dos estudos: “não tenha medo de nada que te intimide.”


O que mais me encanta na educação americana é essa forma de recompensa. Nada saí de graça! Se a criança quer alguma coisa, ela tem que fazer sua parte do processo. No fundo é como a vida é. Quando  a criança  crescer não vai ter nada de graça, que aprenda desde cedo a subir os degraus da escada da vida. O pai que puder exercer essa técnica, certamente contribuirá para formar filhos felizes. Meu pai costumava me dar 5 mil cruzeiros e dizia "se você chegar ao fim do mês com esses CR$5.000, eu te darei mais CR$20.000, se não conseguir só ganha CR$5.000 novamente." Isso me deixava louco, chateado com meu pai, ele podia dar os CR$20.000 logo. por que fazia aquilo? Custei a entender a tecnica, hoje sou grato pela lição de ser obstinado nos meus planos.

Um comentário:

  1. Cara achei ótima a história...um exemplo pras nossas crianças !

    Em tempo: Seu pai era muito esperto !!!

    Eu faço algo assim com minhas filhas !

    t+

    ResponderExcluir

Desde já obrigado pela atenção e carinho dispensados.

Uma Fé Extraordinária - John Harper

                                                              John Harper, a esposa e filha - Google Fotos. No livro “The Titanic's Last...